Relatório de sustentabilidade 2024 / Equidade de Gênero, raça e diversidade

Equidade de gênero, raça e diversidade

No Centro Universitário Facens, acreditamos na importância de existir igualdade de oportunidades para todas as pessoas — independentemente de sexo, cor, etnia, idade, orientação sexual, origem social, capacidade física ou mental. Um dos nossos compromissos mais importantes é o respeito pelos direitos humanos e pela não discriminação. Por isso, estamos no início de um processo de estruturação da nossa política, estabelecendo metas e parâmetros em busca da equidade.

Em 2023, na primeira pesquisa de Diversidade realizada pela área de Gente & Gestão do Centro Universitário Facens, realizamos uma campanha interna para divulgação dos dados e reforçamos a importância de condições que melhorem a nossa qualidade de vida no trabalho.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a pesquisa:

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49% dos professores e funcionários técnico-administrativos se identificam como mulheres.

51% dos funcionários técnico-administrativos em cargos gerenciais e diretoria se identificam como mulheres.

3% dos professores e funcionários técnico-administrativos se identificam como sendo parte de um grupo social sub-representado.

2,59% dos estudantes de graduação e pós-graduação se identificam como sendo parte de um grupo social sub-representado.

33,05% dos estudantes de graduação e pós-graduação se identificam como mulheres.

Microformação em Canteiro

O curso de canteiros foi promovido pelo Laboratório de Colaboração Emocional (Enlace) com o objetivo de abordar a inclusão social de pessoas com deficiências mentais no ambiente acadêmico, reconhecendo a importância de criar um contexto educacional mais inclusivo e acessível. André, participante do projeto é formado no ensino médio pelo CEEJA, é diagnosticado com transtorno mental e ex-residente de hospital psiquiátrico, atualmente vive em uma residência terapêutica. Com uma paixão pela jardinagem e o desejo de ingressar na universidade, André encontrou no curso de canteiros uma oportunidade para alcançar seus objetivos educacionais e pessoais. Este projeto destacou a importância de iniciativas inclusivas que não apenas desenvolvam habilidades práticas, mas também contribuam para a construção de um ambiente universitário mais diversificado, inclusivo e acolhedor.

O desenvolvimento do projeto foi realizado por meio de aulas práticas nos canteiros do Centro Universitário Facens, para introdução de técnicas básicas de jardinagem. Além disso, complementando essas atividades presenciais, foram oferecidas aulas teóricas online, ministradas pelo professor Sergio da Silva Barros. A avaliação da eficácia do projeto envolveu o uso de várias métricas de validação. A participação consistente de André demonstrou seu comprometimento com o projeto, enquanto sua evolução prática na jardinagem ao longo do curso destacou seu progresso significativo. O feedback positivo recebido da comunidade acadêmica e os relatos pessoais de André refletiram uma maior conscientização em relação à inclusão social, evidenciando também impactos positivos em sua qualidade de vida. Esses resultados atestam o cumprimento dos objetivos do projeto ao sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância da educação inclusiva e da valorização da diversidade.

Coletivo Neurodivergente

O Laboratório de Colaboração Emocional (Enlace) apoiou a iniciativa da estudante Nicole, do 1o semestre de Arquitetura e Urbanismo na criação de um Coletivo Neurodivergente no Centro Universitário Facens, com objetivo de acolhimento e também de elaboração de estratégias para auxiliar os educadores no processo de facilitação da aprendizagem. A iniciativa envolveu colaboradores do próprio Enlace, Gente & Gestão, docentes de Psicologia e estudantes dos cursos de Psicologia, Arquitetura, Biomedicina e da Especialização em Saúde Mental.

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