O modelo educacional do Centro Universitário Facens coloca o estudante como protagonista no processo de aprendizagem, unindo teoria e prática a partir de desafios reais do mercado, da sociedade e do planeta.
O desenvolvimento é integral, englobando competências técnicas e comportamentais, o que estimula o autoconhecimento, a proatividade e o empreendedorismo.
A Usina de Projetos Experimentais (UPX) é um módulo que compõe a matriz curricular dos cursos de graduação do Centro Universitário Facens e promove o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, assim como a ampliação de consciência socioambiental e a atitude empreendedora. Nossos alunos desenvolvem soluções para um grande espectro de desafios, abrangendo problemas tanto locais como globais, o que possibilita o atendimento de demandas socioambientais e de mercado. Nesse sentido, as atividades da UPX sempre são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Guia de Projetos Sustentáveis do Centro Universitário Facens.
Assim, o objetivo e diferencial do nosso modelo educacional é desenvolver nos nossos alunos uma visão sistêmica, multidisciplinar e integrada com todo o ecossistema do Smart Campus® Facens. Cada semestre dos cursos de Engenharias e Tecnologias possui um macrotema abordado na UPX, sendo eles:
Na Facens, a incorporação de novas tecnologias e a inovação no ambiente educacional também têm sido foco. No contexto do ensino superior, esses recursos contribuem significativamente para o aprimoramento dos processos pedagógicos, promovendo uma aprendizagem mais interativa, aplicada e centrada no desenvolvimento de competências essenciais.
Nesse sentido, um exemplo que pode ser destacado é a presença de salas de simulação, verdadeiros laboratórios experimentais que possuem como intuito trazer a experiência de sala de aula para o mais próximo possível da realidade. O espaço permite, por exemplo, a realização de simulações de entrevistas com clientes no âmbito do curso de Engenharia de Produção, além de simulações de atendimentos clínicos voltadas aos cursos da área da saúde. Essa infraestrutura proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar situações reais em um ambiente controlado, favorecendo o desenvolvimento técnico e comportamental de maneira segura e eficaz.
» Sala de Simulação avançada, Laboratório de Fenômenos de transporte e Laboratório Morfofuncional II
Em 2024, um dos anos mais quentes já registrados, o Centro Universitário Facens promoveu uma ação de grande relevância no campo da educação para a sustentabilidade, ao receber o cientista Carlos Nobre — referência internacional em estudos sobre a Amazônia e as mudanças climáticas. A palestra, aberta ao público, foi uma oportunidade ímpar de ampliar o debate sobre os impactos do aquecimento global e os desafios que a humanidade enfrenta perante à emergência climática.
Essa iniciativa promoveu a conexão dos nossos estudantes, professores e a comunidade a conhecimentos científicos atualizados e críticos para a formação de profissionais conscientes, preparados e transformadores.
A atividade integra o compromisso institucional com a formação cidadã e com a promoção de um futuro mais sustentável, em especial no combate à mudança global do clima.
Saiba mais e assista à
palestra completa.
Ao longo de 2024, o Centro Universitário Facens ofereceu 22 cursos de pós-graduação, totalizando 85 turmas que contaram com uma infraestrutura completa e diversas oportunidades voltadas ao desenvolvimento profissional e à formação cidadã. Entre os destaques, o MBA em Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes proporciona uma formação sólida em gestão, aliada ao conhecimento sobre tendências e soluções inovadoras aplicáveis a contextos urbanos. O curso adota uma abordagem holística, baseada em cases nacionais e internacionais, e nas melhores práticas relacionadas à energia, saúde e qualidade de vida, indústria, educação, mobilidade urbana, transportes, segurança e cibersegurança, tecnologias da informação e comunicação, inovação social, meio ambiente, arquitetura, urbanismo e novos modelos de negócios, sempre com o foco em cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis.
O curso de Engenharia Automotiva e Mobilidade também se destacou por sua atualização frente às novas tendências da mobilidade elétrica. Com ênfase em veículos elétricos e híbridos, ele aborda temas como eficiência energética, redução no consumo de matéria-prima, mobilidade racional e a aplicação de inteligência artificial no desenvolvimento de projetos e na integração entre veículos e cidades, visando o uso mais eficiente dos recursos e a melhoria da qualidade de vida nas grandes metrópoles.
Já a Especialização em Processos Industriais e Inovação Sustentável promove uma formação integrada entre competências técnicas e gerenciais, com foco em práticas sustentáveis e tecnologias emergentes. Esse curso representa outra iniciativa de destaque, pela capacidade de formação de novos profissionais preparados para enfrentar os desafios da indústria moderna, incentivando o desenvolvimento de soluções eficientes e ambientalmente responsáveis. Com ênfase em temas como hidrogênio verde e ESG, o curso prepara os alunos para liderar transformações sustentáveis, otimizando processos e alinhando as operações industriais aos padrões globais de responsabilidade ambiental e social.
Conheça mais sobre os nossos
cursos de pós-graduação.
Uma das principais ferramentas do Enlace é o Metrô Enlace, uma trilha de aprendizagem autoinstrucional. Por meio da narrativa de uma viagem de metrô, disponível no Sistema de Gestão da Aprendizagem do Canvas, semestralmente os alunos são convidados a participar da trilha para desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Eles seguem a rota de atividades, assim como se autoavaliam em diversos aspectos e podem fazer o acompanhamento longitudinal do seu processo de florescimento.
O Metrô Enlace está dividido em oito rotas, que possuem três ou quatro estações cada, e apresentam conteúdo teórico com trechos interativos, sessão de curiosidades relacionadas ao tema, vídeo de referência, animação com os personagens do Metrô (criados para gerar identificação nos alunos), dica para florescer essas habilidades socioemocionais, e atividade reflexiva sobre os argumentos tratados. A proposta se inicia no 1º semestre com a Estação de Embarque, e segue rotas do 2º ao 8º semestre.
Ao final da Estação de Embarque, o aluno é convidado a responder a uma autoavaliação que engloba dois questionários: o Whoqol da Organização Mundial da Saúde (OMS) (Fleck, et al., 2000), que avalia a qualidade de vida nos domínios físico, psicológico, social e ambiental, e também o PIL-TEST (Nobre, 2016), que avalia o Propósito de Vida. Essa avaliação é respondida novamente ao final de cada semestre e pode ser acompanhada em um painel pelo aluno dentro do sistema online. Em 2024, 48 professores e 2.059 alunos foram impactados pelo Metrô Enlace.
No Metrô Enlace, conhecemos três zonas da cidade do autoconhecimento: a zona do eu comigo; a zona do eu com o outro; e zona do eu com o mundo. Nessa experiência, são desenvolvidas diversas competências, como as da linha Consciência Sustentável. Nela, são trabalhadas as competências de “Conectividade e pertencimento”; "Empatia e compaixão”; “Integridade, autenticidade e comprometimento” e “Pensamento crítico”, todas necessárias para a construção de um mundo mais justo e sustentável.
O Prêmio Educador Sustentável reconhece e valoriza práticas inovadoras de educadores que promovem a sustentabilidade na educação. Professores são premiados por integrar conceitos sustentáveis no currículo, envolver os alunos em projetos práticos e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento sustentável. O prêmio destaca iniciativas que vão além do ensino convencional, incentivando a transformação social e ambiental.
A quinta edição serviu para celebrar o 9º aniversário da Agenda 2030, além de reconhecer a comunidade docente da Facens, reforçando o compromisso da instituição com a educação inovadora para um futuro sustentável.
Em 2024, tivemos submissão de 28 iniciativas dentre as três categorias disponíveis do prêmio esse ano: Educador Sustentável, Apoio em pesquisa e desenvolvimento de projeto e Propostas interdisciplinares.
Educador Sustentável: premia iniciativas de práticas em sala de aula.
Apoio em pesquisa e desenvolvimento de projeto: valoriza participações em orientação de projetos, ICs e TCCs.
Propostas interdisciplinares: trabalham as iniciativas que promovem a cooperação de diferentes cursos ou disciplinas.
Em 2024, o Centro Universitário Facens realizou três importantes eventos institucionais: UP! Facens 2024, Plugin: Mercado e Inovação e Plugin: Competições e Projetos. Essas iniciativas reforçam o compromisso da instituição com uma formação acadêmica completa, dinâmica e alinhada às demandas do mundo real, promovendo a integração entre alunos, escolas, a sociedade, o mercado e projetos inovadores.
UP! Facens 2024
Considerado um marco no calendário institucional, o UP! Facens proporciona cinco dias de integração para os calouros, com uma programação intensa de atividades, incluindo dinâmicas, tour pelos centros de inovação, bate-papo com coordenadores, show de talentos e momentos de interação com os veteranos.
Na edição de 2024, o evento reuniu 583 calouros e 60 veteranos, promovendo acolhimento, pertencimento e engajamento desde o início da trajetória acadêmica.
Plugin: Mercado e Inovação
O Plugin: Mercado e Inovação tem como objetivo aproximar os estudantes, ex-alunos (alumni), profissionais e a comunidade das mais recentes inovações e tecnologias nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Tecnologia e Saúde.
A programação incluiu talks, desafios, exposições, workshops e a tradicional Feira de Carreiras, promovendo um ambiente de aprendizado, networking e atualização profissional.
Em 2024, o evento contou com a participação de 2.539 pessoas e a apresentação de 539 projetos acadêmicos, evidenciando o protagonismo estudantil e a conexão com o setor produtivo.
Plugin: Competições e Projetos
Realizado entre novembro e dezembro, o Plugin: Competições e Projetos é um evento gratuito e aberto à comunidade, direcionado a estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades práticas por meio de desafios e projetos colaborativos.
Nesta edição, o evento contou com a participação expressiva de 3.633 alunos e a realização de 12 competições acadêmicas, tais como:
Competição de Carros Químicos;
Competição de Planadores;
Guerra de Catapultas;
Programação Codesys;
Olimpíada de Morfofisiologia;
Gincana Arq & Urb & Ação;
Maratona de Engenharia Agronômica;
Entre outras.
Além das competições, foram apresentados 626 projetos interprofissionais e de extensão curricular, desenvolvidos por estudantes das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Saúde e Tecnologia.
Essas atividades reforçam o compromisso da Facens com a educação aplicada, a interdisciplinaridade e o incentivo à inovação, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa, extensão e sociedade.
Saiba mais sobre o Plugin.
A Biblioteca Facens apresenta instalações modernas e confortáveis, proporcionando aos seus usuários um ambiente propício para estudos, pesquisas e criação. No espaço do acervo, também está disponível uma variedade de recursos de acessibilidade, incluindo plataformas, teclados táteis, scanners de voz, leitores de tela, impressoras braille, pisos táteis, tablets e balcões de atendimento projetados para acomodar cadeirantes ou pessoas de estatura reduzida.
Além de seu ambiente agradável e acolhedor, a Biblioteca Facens realiza, ao longo do ano, diversas ações que proporcionam encontros com a arte e com a sustentabilidade. Essas ações oferecem uma experiência enriquecedora e incentivam o desenvolvimento da empatia e de atitudes sustentáveis, além de promover a reflexão sobre os temas apresentados, estimulando uma nova perspectiva por meio da criatividade e do incentivo a iniciativas que fazem diferença na sociedade.
As atividades desenvolvidas pela A Biblioteca Facens ao longo de 2024 reforçam o compromisso institucional com a formação integral dos estudantes, incentivando a leitura, o pensamento crítico, a expressão cultural e o engajamento social. Confira os principais eventos: