O Centro Universitário Facens sempre teve em seu DNA o compromisso de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, pois nascemos com a visão de integrar mercado e academia. Acreditamos que nossos alunos não devem ser capazes somente de suprir as expectativas das empresas, mas de superá-las, oferecendo conhecimentos inovadores e atitudes empreendedoras e sustentáveis.
Em 2002, criamos o Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados Sorocabano (Ipeas), que, posteriormente, em 2017, tornou-se o IP Facens, nosso braço junto ao mercado, que realiza serviços de pesquisa, ensaios de materiais e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Entre os mais de 650 parceiros, estão empresas como Veolia, Huawei, Emerson, Flex, ABB, Claro, Ericsson, Balluff, JCB, CNH, Lanxess, Lenovo, Prysmian, ZF, Grupo Splice, Trinasolar e CPFL.
Conheça mais sobre o IP Facens.
A aula inaugural da Especialização Técnica Escola de Capacitação em Subestação CPFL, uma parceria entre a CPFL e o Centro Universitário Facens, aconteceu em junho de 2024.
A capacitação inclui formação em Normas Regulamentadoras e conhecimentos específicos em Telecomunicações, Subestações, Proteção e Automação de equipamentos de alta tensão.
A capacitação também é parte integrante do plano estratégico da Gerência de Operações da Subtransmissão Piratininga e Santa Cruz (DJT) da CPFL Energia e será ofertada na sala de controle-aula instalada no Centro Universitário Facens, equipada para simulações práticas que permitem um aprendizado imersivo e realista, com tudo que existe numa sala de controle de uma subestação real.
Em setembro, aconteceu a entrega dos certificados de 15 profissionais da 1ª turma.
Saiba mais sobre a entrega dos certificados da 1ª turma.
Como parte das celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, a Facens realizou o Dia da Alemanha. O evento contou com palestras que abordaram uma das maiores inovações no setor de energia limpa: o Hidrogênio Verde.
A realização do evento foi do Departamento de Relações Internacionais (DRI Facens) e do Instituto de Pesquisas Facens, em parceria com a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI).
O objetivo foi conectar o setor educacional e a indústria para discutir os desafios e as oportunidades dessa nova tendência sustentável no setor automobilístico.
Em 2022, o Centro Universitário Facens se tornou a primeira instituição de Ensino Superior da região de Sorocaba a ser signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, iniciativa da ONU para mobilizar organizações na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, dos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e dos valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), passou a fazer parte de sua missão engajar o setor privado em sua agenda. Dessa forma, contando com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não empresariais, distribuídas em 70 redes locais (que abrangem quase 170 países), é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.
Ao integrar o Pacto Global, a Facens se compromete a comunicar anualmente o seu progresso em relação aos dez princípios.