Sorocaba ocupa uma região estratégica em termos de água e biodiversidade. Isso nos permite usufruir dos seus serviços ambientais e da sua beleza ecossistêmica, mas também nos traz grandes responsabilidades. Dois rios afluentes do Rio Sorocaba passam pelo Smart Campus® Facens, sendo sua preservação fundamental e desafiadora. Além disso, a cidade está localizada em um ecótono, ou seja, uma região de área de transição ambiental – da Mata Atlântica para o Cerrado –, abrigando uma rica biodiversidade e espécies únicas (endêmicas) que, mais que embelezar a paisagem, expressam um dos nossos valores fundamentais: a vida.
O Centro Universitário Facens foi novamente reconhecido pelo UI GreenMetric Ranking, na edição de 2024, como uma universidade de excelência no uso consciente da água. Recebemos a nota máxima nos indicadores relacionados à eficiência no uso da água, consumo de água tratada e controle da poluição aquática em nosso campus.
Nosso lago é abastecido pelas águas da drenagem pluvial urbana e por um afluente do Rio Sorocaba. Com isso, ele cumpre mais de uma função, também ajudando na retenção dos sedimentos que seriam transportados para o Rio Sorocaba, e no controle das cheias, ajudando a mitigar os impactos de chuvas intensas.
» Lago da Facens.
O Centro Universitário Facens integra o Comitê de Bacias Hidrográficas* do Rio Sorocaba Médio Tietê, atuando junto a outros membros da sociedade civil organizada, de forma participativa e colaborativa, na discussão e no desenvolvimento de políticas e práticas de gestão sustentável dos recursos hídricos.
Saiba mais sobre os Comitês de Bacias Hidrográficas.