A rapidez com que avançamos nas últimas décadas nas questões tecnológicas, científicas trazem prós e contras, porém é nítido que o resultado do que estamos vivenciando atualmente é um descompasso entre ganância e a responsabilidade perante si próprio, seus pares, as próximas gerações e todos os seres vivos desse planeta.
A grande deficiência de muitos seres humanos é achar que não fazem parte da natureza, que são superiores e que o planeta esta aqui para servi-los.
Todos procuramos pela felicidade e o melhor para nossas famílias, mas qual é o sentido desses desejos se o planeta onde vivemos não esta saudável? Como ser feliz se tudo ao seu redor esta desmoronando, com tantas tragédias e desigualdades sociais?
A nossa busca como humanidade é pelo equilíbrio e regeneração, como pessoas, profissionais e cidadãos do mundo. Todos temos o poder de sermos agentes de mudança e somente juntos conseguiremos mitigar as projeções dos desafios sistêmicos que enfrentamos.
É responsabilidade de qualquer instituição de ensino promover o desenvolvimento de seres humanos mais conscientes, atualizados, realistas e com senso crítico dos impactos das suas ações, e esse é o legado que a Facens pretende deixar.
Thais Beldi
Mantenedora
Como reitor do Centro Universitário FACENS, tenho a honra de ter por missão fortalecer a sustentabilidade como um pilar estratégico da nossa instituição.
Há dois anos consecutivos, somos considerados a instituição de ensino superior privada mais sustentável do Brasil. Isso é fruto de termos o forte compromisso de integrar a sustentabilidade em nossas atividades acadêmicas e administrativas, sempre com objetivo de desenvolver alunos e profissionais mais responsáveis e conscientes.
Em 2022, realizamos diversos projetos que promoveram nossos 4 pilares da Sustentabilidade: o ambiental, o social, o econômico e o da educação para um futuro sustentável. São ações como a gestão eficiente de resíduos; a expansão da nossa matriz energética solar; o apoio socioemocional aos alunos; o impacto social em comunidades locais; o prêmio educador sustentável; e diversas outras em prol das nossas metas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
Meu compromisso com os alunos, colaboradores e toda a sociedade é tornar o Centro Universitário Facens, um campo mais fértil para plantar e cultivar boas ideias e ações que tragam resultados positivos e sustentáveis para nossa sociedade e para o nosso planeta.
Fabiano do Prado Marques
Reitor
Rafaela Jacção Alves,
(aluna do 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo e participante do Comitê de Sustentabilidade Estudantil)
Durante toda minha vida, ouvi muito sobre a sustentabilidade e cresci vendo minha família – principalmente meu pai e meu avô – participando de projetos e eventos a respeito desse assunto, tanto por conta do trabalho quanto por desejo pessoal. Com isso, eu pude perceber desde muito cedo a importância da sustentabilidade na minha vida, na das pessoas que eu conheço e em todo o mundo, pois é ela que vai proporcionar uma boa qualidade de vida para todos os seres vivos do planeta, não apenas a nós, que estamos presentes aqui e agora, mas àqueles que estarão aqui no futuro.
Quando entrei na Facens e me deparei com os diversos eventos, grupos e projetos que giravam em torno da sustentabilidade, eu percebi que essa era a faculdade que ia me possibilitar desenvolver a minha vida acadêmica e abordar meu curso da forma que eu queria: pensando no desenvolvimento sustentável, mostrando como é possível pensar no desenvolvimento econômico junto às necessidades humanas e de conservação ambiental.
Desde então, tive a oportunidade de participar de iniciativas visando o bem social e ambiental por parte do Laboratório de Inovação Social da Facens (LIS); presenciar o desenvolvimento de projetos sustentáveis na minha área; e participar do Comitê de Sustentabilidade Estudantil, para desenvolver e realizar propostas sustentáveis, além de buscar aprender mais sobre o assunto e promover esse conhecimento e conscientização para os outros.
Sandra Cristine Arca
(professora de Psicologia, mestra em Ensino em Ciências da Saúde e vencedora do prêmio Educador Sustentável 2022)
Na formação acadêmica dos nossos alunos, é crucial aproximar o saber acadêmico das necessidades do mundo atual, incluindo os princípios da sustentabilidade, em todas as suas dimensões. Conhecer, refletir, mudar atitudes e buscar soluções sustentáveis fazem parte do caminho para melhorar as condições de vida das gerações atuais e futuras.
Como professora do curso de Psicologia, trabalho com os alunos o compromisso do futuro profissional com a promoção da saúde e do bem-estar social e emocional, priorizando a prevenção e a valorização da vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental está diretamente ligada à saúde e bem-estar geral.
Desenvolvi, em 2022, o Projeto “Sustentabilidade e Saúde Mental: um caminho possível para a prevenção do suicídio”, com alunos do 3º semestre, durante a Campanha do Setembro Amarelo no Smart Mall Facens. Projeto esse que foi premiado na categoria Educador Sustentável pelo Laboratório de Inovação Social (LIS) Facens. Agradeço à coordenadora do curso de Psicologia, Carolina Antonelli dos Santos, e à equipe do Laboratório de Inovação Social (LIS) Facens pelo apoio e incentivo da participação dos professores.
Fazer parte do corpo docente da Facens é uma experiência incrível. A instituição tem como missão desenvolver e preparar pessoas e equipes para um futuro melhor, com equilíbrio e bem-estar social. Juntos, caminhando e semeando, podemos colher frutos valiosos, afinal, como disse Mahatma Ghandi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.
Denis Borg
(professor de Engenharia Mecatrônica e Doutor em Engenharia Elétrica, vencedor do prêmio educador sustentável 2022, categoria Menção Honrosa)
Fiquei muito feliz em desenvolver o TCC Robô agricultor com o aluno Renan Gustavo Paulino Mendes, da Engenharia Mecatrônica, no ano de 2022. O projeto consistiu em desenvolver um robô cujo intuito era ajudar o agricultor familiar, que possui baixa renda e não tem condições de adquirir um semeador profissional. Mais especificamente, o protótipo visava auxiliar no plantio das sementes, de forma automatizada, reduzindo o tempo de exposição do agricultor à luz solar – que pode lhe trazer problemas de saúde –, utilizando materiais de baixo custo, como o Arduino e o APP inventor, que é um software gratuito para a comunicação com o celular. O ganho para o aluno foi o desenvolvimento de habilidades em integração de sensores/atuadores e programação – tanto do Arduino quanto do App Inventor –, consolidando conhecimentos adquiridos durante o curso de Engenharia Mecatrônica em um projeto real.
Também fiquei contente em ganhar o prêmio e poder desfrutar do hotel Paraty, em Ibiúna, num final de semana com minha esposa. Comida deliciosa, muito verde e ótima higiene mental.
Agradeço ao pessoal do LIS, a Ana Barros e a todo o pessoal envolvido no evento.
Durante toda minha vida, ouvi muito sobre a sustentabilidade e cresci vendo minha família – principalmente meu pai e meu avô – participando de projetos e eventos a respeito desse assunto, tanto por conta do trabalho quanto por desejo pessoal. Com isso, eu pude perceber desde muito cedo a importância da sustentabilidade na minha vida, na das pessoas que eu conheço e em todo o mundo, pois é ela que vai proporcionar uma boa qualidade de vida para todos os seres vivos do planeta, não apenas a nós, que estamos presentes aqui e agora, mas àqueles que estarão aqui no futuro.
Quando entrei na Facens e me deparei com os diversos eventos, grupos e projetos que giravam em torno da sustentabilidade, eu percebi que essa era a faculdade que ia me possibilitar desenvolver a minha vida acadêmica e abordar meu curso da forma que eu queria: pensando no desenvolvimento sustentável, mostrando como é possível pensar no desenvolvimento econômico junto às necessidades humanas e de conservação ambiental.
Desde então, tive a oportunidade de participar de iniciativas visando o bem social e ambiental por parte do Laboratório de Inovação Social da Facens (LIS); presenciar o desenvolvimento de projetos sustentáveis na minha área; e participar do Comitê de Sustentabilidade Estudantil, para desenvolver e realizar propostas sustentáveis, além de buscar aprender mais sobre o assunto e promover esse conhecimento e conscientização para os outros.
Rafaela Jacção Alves,
(aluna do 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo e participante do Comitê de Sustentabilidade Estudantil)
Na formação acadêmica dos nossos alunos, é crucial aproximar o saber acadêmico das necessidades do mundo atual, incluindo os princípios da sustentabilidade, em todas as suas dimensões. Conhecer, refletir, mudar atitudes e buscar soluções sustentáveis fazem parte do caminho para melhorar as condições de vida das gerações atuais e futuras.
Como professora do curso de Psicologia, trabalho com os alunos o compromisso do futuro profissional com a promoção da saúde e do bem-estar social e emocional, priorizando a prevenção e a valorização da vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental está diretamente ligada à saúde e bem-estar geral.
Desenvolvi, em 2022, o Projeto “Sustentabilidade e Saúde Mental: um caminho possível para a prevenção do suicídio”, com alunos do 3º semestre, durante a Campanha do Setembro Amarelo no Smart Mall Facens. Projeto esse que foi premiado na categoria Educador Sustentável pelo Laboratório de Inovação Social (LIS) Facens. Agradeço à coordenadora do curso de Psicologia, Carolina Antonelli dos Santos, e à equipe do Laboratório de Inovação Social (LIS) Facens pelo apoio e incentivo da participação dos professores.
Fazer parte do corpo docente da Facens é uma experiência incrível. A instituição tem como missão desenvolver e preparar pessoas e equipes para um futuro melhor, com equilíbrio e bem-estar social. Juntos, caminhando e semeando, podemos colher frutos valiosos, afinal, como disse Mahatma Ghandi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.
Sandra Cristine Arca
(professora de Psicologia, mestra em Ensino em Ciências da Saúde e vencedora do prêmio Educador Sustentável 2022)
Fiquei muito feliz em desenvolver o TCC Robô agricultor com o aluno Renan Gustavo Paulino Mendes, da Engenharia Mecatrônica, no ano de 2022. O projeto consistiu em desenvolver um robô cujo intuito era ajudar o agricultor familiar, que possui baixa renda e não tem condições de adquirir um semeador profissional. Mais especificamente, o protótipo visava auxiliar no plantio das sementes, de forma automatizada, reduzindo o tempo de exposição do agricultor à luz solar – que pode lhe trazer problemas de saúde –, utilizando materiais de baixo custo, como o Arduino e o APP inventor, que é um software gratuito para a comunicação com o celular. O ganho para o aluno foi o desenvolvimento de habilidades em integração de sensores/atuadores e programação – tanto do Arduino quanto do App Inventor –, consolidando conhecimentos adquiridos durante o curso de Engenharia Mecatrônica em um projeto real.
Também fiquei contente em ganhar o prêmio e poder desfrutar do hotel Paraty, em Ibiúna, num final de semana com minha esposa. Comida deliciosa, muito verde e ótima higiene mental.
Agradeço ao pessoal do LIS, a Ana Barros e a todo o pessoal envolvido no evento.
Denis Borg
(professor de Engenharia Mecatrônica e Doutor em Engenharia Elétrica, vencedor do prêmio educador sustentável 2022, categoria Menção Honrosa)
O Smart Campus® Facens, inaugurado em 2014, é um laboratório vivo de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (CHIS) que utiliza o campus para estudos e implementações aderentes aos conceitos de Smat Cities.
Atua de forma transversal junto aos pilares de sustentabilidade da Facens, buscando a implementação de projetos e processos no campus, a inovação e a relação de troca com a sociedade em geral.