Relatório de
Sustentabilidade

2022

Manifesto

mensagem do reitor. Foto do reitor Fabiano prado marques. Pessoa de meia idade com pele branca, cabelos grisalhos, óculos e terno escuro.

A rapidez com que avançamos nas últimas décadas nas questões tecnológicas, científicas trazem prós e contras, porém é nítido que o resultado do que estamos vivenciando atualmente é um descompasso entre ganância e a responsabilidade perante si próprio, seus pares, as próximas gerações e todos os seres vivos desse planeta.

A grande deficiência de muitos seres humanos é achar que não fazem parte da natureza, que são superiores e que o planeta esta aqui para servi-los.

Todos procuramos pela felicidade e o melhor para nossas famílias, mas qual é o sentido desses desejos se o planeta onde vivemos não esta saudável? Como ser feliz se tudo ao seu redor esta desmoronando, com tantas tragédias e desigualdades sociais?

A nossa busca como humanidade é pelo equilíbrio e regeneração, como pessoas,  profissionais e cidadãos do mundo. Todos temos o poder de sermos agentes de mudança e somente juntos conseguiremos mitigar as projeções dos desafios sistêmicos que enfrentamos.

É responsabilidade de qualquer instituição de ensino promover o desenvolvimento de seres humanos mais conscientes, atualizados, realistas e com senso crítico dos impactos das suas ações, e esse é o legado que a Facens pretende deixar.

Thais Beldi
Mantenedora

Mensagem do reitor

mensagem do reitor. Foto do reitor Fabiano prado marques. Pessoa de meia idade com pele branca, cabelos grisalhos, óculos e terno escuro.

Como reitor do Centro Universitário FACENS, tenho a honra de ter por missão fortalecer a sustentabilidade como um pilar estratégico da nossa instituição.   

Há dois anos consecutivos, somos considerados a instituição de ensino superior privada mais sustentável do Brasil. Isso é fruto de termos o forte compromisso de integrar a sustentabilidade em nossas atividades acadêmicas e administrativas, sempre com objetivo de desenvolver alunos e profissionais mais responsáveis e conscientes.  

Em 2022, realizamos diversos projetos que promoveram nossos 4 pilares da Sustentabilidade: o ambiental, o social, o econômico e o da educação para um futuro sustentável. São ações como a gestão eficiente de resíduos; a expansão da nossa matriz energética solar; o apoio socioemocional aos alunos; o impacto social em comunidades locais; o prêmio educador sustentável; e diversas outras em prol das nossas metas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Meu compromisso com os alunos, colaboradores e toda a sociedade é tornar o Centro Universitário Facens, um campo mais fértil para plantar e cultivar boas ideias e ações que tragam resultados positivos e sustentáveis para nossa sociedade e para o nosso planeta.

Fabiano do Prado Marques
Reitor

Depoimentos

depoimentos – foto 1: sara de nadai pinheiro. Engenharia de alimentos 9º semestre. Pessoa jovem sorridente de pele branca, cabelos castanhos lisos. Usa roupa listrada verticalmente em cores contrastantes.

Rafaela Jacção Alves,
(aluna do 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo e participante do Comitê de Sustentabilidade Estudantil)

Durante toda minha vida, ouvi muito sobre a sustentabilidade e cresci vendo minha família – principalmente meu pai e meu avô – participando de projetos e eventos a respeito desse assunto, tanto por conta do trabalho quanto por desejo pessoal. Com isso, eu pude perceber desde muito cedo a importância da sustentabilidade na minha vida, na das pessoas que eu conheço e em todo o mundo, pois é ela que vai proporcionar uma boa qualidade de vida para todos os seres vivos do planeta, não apenas a nós, que estamos presentes aqui e agora, mas àqueles que estarão aqui no futuro.

Quando entrei na Facens e me deparei com os diversos eventos, grupos e projetos que giravam em torno da sustentabilidade, eu percebi que essa era a faculdade que ia me possibilitar desenvolver a minha vida acadêmica e abordar meu curso da forma que eu queria: pensando no desenvolvimento sustentável, mostrando como é possível pensar no desenvolvimento econômico junto às necessidades humanas e de conservação ambiental.

Desde então, tive a oportunidade de participar de iniciativas visando o bem social e ambiental por parte do Laboratório de Inovação Social da Facens (LIS); presenciar o desenvolvimento de projetos sustentáveis na minha área; e participar do Comitê de Sustentabilidade Estudantil, para desenvolver e realizar propostas sustentáveis, além de buscar aprender mais sobre o assunto e promover esse conhecimento e conscientização para os outros.

Foto 2: depoimentos. Felipe Engler. Pessoa jovem sorridente de pele branca, cabelos castanhos levemente ondulados e sorridente. Usa camisa xadrez azul e branca.

Sandra Cristine Arca
(professora de Psicologia, mestra em Ensino em Ciências da Saúde e vencedora do prêmio Educador Sustentável 2022)

Na formação acadêmica dos nossos alunos, é crucial aproximar o saber acadêmico das necessidades do mundo atual, incluindo os princípios da sustentabilidade, em todas as suas dimensões. Conhecer, refletir, mudar atitudes e buscar soluções sustentáveis fazem parte do caminho para melhorar as condições de vida das gerações atuais e futuras.  

Como professora do curso de Psicologia, trabalho com os alunos o compromisso do futuro profissional com a promoção da saúde e do bem-estar social e emocional, priorizando a prevenção e a valorização da vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental está diretamente ligada à saúde e bem-estar geral.  

Desenvolvi, em 2022, o Projeto “Sustentabilidade e Saúde Mental: um caminho possível para a prevenção do suicídio”, com alunos do 3º semestre, durante a Campanha do Setembro Amarelo no Smart Mall Facens. Projeto esse que foi premiado na categoria Educador Sustentável pelo Laboratório de Inovação Social (LIS) Facens. Agradeço à coordenadora do curso de Psicologia, Carolina Antonelli dos Santos, e à equipe do Laboratório de Inovação Social (LIS) Facens pelo apoio e incentivo da participação dos professores.

Fazer parte do corpo docente da Facens é uma experiência incrível. A instituição tem como missão desenvolver e preparar pessoas e equipes para um futuro melhor, com equilíbrio e bem-estar social. Juntos, caminhando e semeando, podemos colher frutos valiosos, afinal, como disse Mahatma Ghandi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.

depoimentos. Thaís Barros Beldi. Pessoa jovem sorridente de pele branca, cabelos ondulados castanhos curtos, usa blusa branca com colar prateado.

Denis Borg
(professor de Engenharia Mecatrônica e Doutor em Engenharia Elétrica, vencedor do prêmio educador sustentável 2022, categoria Menção Honrosa)

Fiquei muito feliz em desenvolver o TCC Robô agricultor com o aluno Renan Gustavo Paulino Mendes, da Engenharia Mecatrônica, no ano de 2022. O projeto consistiu em desenvolver um robô cujo intuito era ajudar o agricultor familiar, que possui baixa renda e não tem condições de adquirir um semeador profissional. Mais especificamente, o protótipo visava auxiliar no plantio das sementes, de forma automatizada, reduzindo o tempo de exposição do agricultor à luz solar – que pode lhe trazer problemas de saúde –, utilizando materiais de baixo custo, como o Arduino e o APP inventor, que é um software gratuito para a comunicação com o celular. O ganho para o aluno foi o desenvolvimento de habilidades em integração de sensores/atuadores e programação – tanto do Arduino quanto do App Inventor –, consolidando conhecimentos adquiridos durante o curso de Engenharia Mecatrônica em um projeto real.

Também fiquei contente em ganhar o prêmio e poder desfrutar do hotel Paraty, em Ibiúna, num final de semana com minha esposa. Comida deliciosa, muito verde e ótima higiene mental.

Agradeço ao pessoal do LIS, a Ana Barros e a todo o pessoal envolvido no evento.

Durante toda minha vida, ouvi muito sobre a sustentabilidade e cresci vendo minha família – principalmente meu pai e meu avô – participando de projetos e eventos a respeito desse assunto, tanto por conta do trabalho quanto por desejo pessoal. Com isso, eu pude perceber desde muito cedo a importância da sustentabilidade na minha vida, na das pessoas que eu conheço e em todo o mundo, pois é ela que vai proporcionar uma boa qualidade de vida para todos os seres vivos do planeta, não apenas a nós, que estamos presentes aqui e agora, mas àqueles que estarão aqui no futuro.

Quando entrei na Facens e me deparei com os diversos eventos, grupos e projetos que giravam em torno da sustentabilidade, eu percebi que essa era a faculdade que ia me possibilitar desenvolver a minha vida acadêmica e abordar meu curso da forma que eu queria: pensando no desenvolvimento sustentável, mostrando como é possível pensar no desenvolvimento econômico junto às necessidades humanas e de conservação ambiental.

Desde então, tive a oportunidade de participar de iniciativas visando o bem social e ambiental por parte do Laboratório de Inovação Social da Facens (LIS); presenciar o desenvolvimento de projetos sustentáveis na minha área; e participar do Comitê de Sustentabilidade Estudantil, para desenvolver e realizar propostas sustentáveis, além de buscar aprender mais sobre o assunto e promover esse conhecimento e conscientização para os outros.

depoimentos – foto 1: sara de nadai pinheiro. Engenharia de alimentos 9º semestre. Pessoa jovem sorridente de pele branca, cabelos castanhos lisos. Usa roupa listrada verticalmente em cores contrastantes.

Rafaela Jacção Alves,
(aluna do 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo e participante do Comitê de Sustentabilidade Estudantil)

Na formação acadêmica dos nossos alunos, é crucial aproximar o saber acadêmico das necessidades do mundo atual, incluindo os princípios da sustentabilidade, em todas as suas dimensões. Conhecer, refletir, mudar atitudes e buscar soluções sustentáveis fazem parte do caminho para melhorar as condições de vida das gerações atuais e futuras.  

Como professora do curso de Psicologia, trabalho com os alunos o compromisso do futuro profissional com a promoção da saúde e do bem-estar social e emocional, priorizando a prevenção e a valorização da vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental está diretamente ligada à saúde e bem-estar geral.  

Desenvolvi, em 2022, o Projeto “Sustentabilidade e Saúde Mental: um caminho possível para a prevenção do suicídio”, com alunos do 3º semestre, durante a Campanha do Setembro Amarelo no Smart Mall Facens. Projeto esse que foi premiado na categoria Educador Sustentável pelo Laboratório de Inovação Social (LIS) Facens. Agradeço à coordenadora do curso de Psicologia, Carolina Antonelli dos Santos, e à equipe do Laboratório de Inovação Social (LIS) Facens pelo apoio e incentivo da participação dos professores.

Fazer parte do corpo docente da Facens é uma experiência incrível. A instituição tem como missão desenvolver e preparar pessoas e equipes para um futuro melhor, com equilíbrio e bem-estar social. Juntos, caminhando e semeando, podemos colher frutos valiosos, afinal, como disse Mahatma Ghandi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.

Foto 2: depoimentos. Felipe Engler. Pessoa jovem sorridente de pele branca, cabelos castanhos levemente ondulados e sorridente. Usa camisa xadrez azul e branca.

Sandra Cristine Arca
(professora de Psicologia, mestra em Ensino em Ciências da Saúde e vencedora do prêmio Educador Sustentável 2022)

Fiquei muito feliz em desenvolver o TCC Robô agricultor com o aluno Renan Gustavo Paulino Mendes, da Engenharia Mecatrônica, no ano de 2022. O projeto consistiu em desenvolver um robô cujo intuito era ajudar o agricultor familiar, que possui baixa renda e não tem condições de adquirir um semeador profissional. Mais especificamente, o protótipo visava auxiliar no plantio das sementes, de forma automatizada, reduzindo o tempo de exposição do agricultor à luz solar – que pode lhe trazer problemas de saúde –, utilizando materiais de baixo custo, como o Arduino e o APP inventor, que é um software gratuito para a comunicação com o celular. O ganho para o aluno foi o desenvolvimento de habilidades em integração de sensores/atuadores e programação – tanto do Arduino quanto do App Inventor –, consolidando conhecimentos adquiridos durante o curso de Engenharia Mecatrônica em um projeto real.

Também fiquei contente em ganhar o prêmio e poder desfrutar do hotel Paraty, em Ibiúna, num final de semana com minha esposa. Comida deliciosa, muito verde e ótima higiene mental.

Agradeço ao pessoal do LIS, a Ana Barros e a todo o pessoal envolvido no evento.

depoimentos. Thaís Barros Beldi. Pessoa jovem sorridente de pele branca, cabelos ondulados castanhos curtos, usa blusa branca com colar prateado.

Denis Borg
(professor de Engenharia Mecatrônica e Doutor em Engenharia Elétrica, vencedor do prêmio educador sustentável 2022, categoria Menção Honrosa)

Smart Campus®

O Smart Campus® Facens, inaugurado em 2014, é um laboratório vivo de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (CHIS) que utiliza o campus para estudos e implementações aderentes aos conceitos de Smat Cities.

Atua de forma transversal junto aos pilares de sustentabilidade da Facens, buscando a implementação de projetos e processos no campus, a inovação e a relação de troca com a sociedade em geral.

Experiência pensada por  ED+ Content Hub Facens | 2023