O Centro Universitário Facens tem a Internacionalização como um de seus pilares institucionais, ao lado de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.
Fundado em 2015, o Departamento de Relações Internacionais (DRI) tem como missão criar oportunidades para a promoção de conhecimento e liderança em contexto global, visando, entre outros fatores, ao fomento de uma perspectiva global das problemáticas humanas em prol de valores e atividades voltados a uma cidadania mundial, responsável, humanista e solidária.
Além da gestão de programas de estudo no exterior, o DRI também é responsável pela aferição e organicidade das parcerias e ações internacionais no âmbito institucional. Isso garante que o nível internacional da instituição seja visível tanto em termos institucionais quanto estudantis, promovendo não só a troca de conhecimentos além das fronteiras, mas, principalmente, o incremento da excelência do ensino da Facens. Por meio dessa avaliação contínua, é possível a confecção de um relatório de sustentabilidade cada vez mais robusto, refletindo o comprometimento da Facens com os ODS e, além disso, fortalecendo sua internacionalização, garantindo que suas parcerias sejam ativas e acessíveis. Ativas, pois mantêm acordos vigentes e em operação; e acessíveis, ao proporcionar a um número maior de estudantes oportunidades concretas de vivências internacionais dentro e fora do campus.
A missão da Facens é desenvolver cidadãos profissionais preparados para a vida. Entre os muitos cuidados no alcance dessa missão, está o provimento de visão de mundo, ou seja, internacionalização do campus, por completo, no ensino, no desenvolvimento da cidadania e na entrega de profissionais cada vez mais qualificados ao mercado.
No decorrer da graduação, todos os estudantes têm a oportunidade de interagir com diferentes atividades que versam a internacionalização, direta ou indiretamente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interculturais, intercâmbio cultural e, principalmente, valorização da troca de conhecimentos.
Isso tudo é possível pela ação integrativa do Departamento de Relações Internacionais da Facens (DRI) com Centros de Inovação, oportunizando ações conjuntas com parceiros internacionais sediados na Ásia, Américas e Europa.
Para enaltecer a construção do seu currículo profissional, além da participação nas atividades oportunizadas aos estudantes com emissão de certificados internacionais, os estudantes poderão obter, na conclusão do seu curso de graduação e juntamente com o diploma Facens, o certificado internacional da Facens, atestando a aquisição de visão de mundo — pela listagem de participação nas atividades internacionais durante sua trajetória na instituição e pela comprovação do nível de proficiência em língua estrangeira igual ou superior a B1.
Global Study (graduação sanduíche): programa de mobilidade estudantil em nível de graduação que permite o envio de estudantes da Facens para instituições internacionais parceiras, mediante os acordos de cooperação internacional. No edital divulgado em 2024, foram disponibilizadas 61 bolsas de estudo em 11 universidades de 7 países, nas quais 15 alunos foram aprovados e tiveram como destino: Technische Hochschule Ingolstadt (Alemanha), Universidad Mayor (Chile), Universitat de Lleida (Espanha), Universidad Europea de Madrid (Espanha), Lawrence Technological University (Estados Unidos), Università della Calabria (Itália), Università degli Studi di Firenze (Itália), Shibaura Institute of Technology (Japão), Universidade de Aveiro (Portugal), Instituto Politécnico da Guarda (Portugal) e Universidade do Porto (Portugal).
Dupla titulação: os acordos de dupla titulação permitem que o estudante da Facens curse um período no exterior em instituições conveniadas com convalidação de créditos em ambas as instituições e obtenha o diploma da Facens e da instituição internacional. No edital de 2024, foram contemplados:
Para a Dupla Titulação na Universitat de Lleida (Espanha), foram disponibilizadas 15 bolsas de estudo para estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, com a aprovação de dois estudantes de Engenharia de Computação.
Para a Dupla Titulação no Instituto Politécnico da Guarda (Portugal), foram disponibilizadas 5 bolsas de estudo para estudantes do curso de Engenharia Civil, com a aprovação de dois estudantes.
386 Alunos enviados para estudo e estágio remunerado no exterior (desde 2017)
41 Parcerias internacionais, entre IESs, redes temáticas, centros de pesquisa e certificações do Instituto de Línguas (ativas em 2024)
168 Alunos, estagiários, professores e pesquisadores visitantes no campus (desde 2015)
17 Publicações acadêmicas internacionais (desde 2020)
42 Conquistas em competições internacionais (desde 2017)
7 Salas-laboratório de multinacionais no campus (em 2024)
17.479 Atividades de vivências internacionais no campus (desde 2018)
Alemão
Espanhol
Inglês
Italiano
Japonês
Mandarim
Português para
estrangeiros
Ofertas de atividades linguísticas e culturais no campus
Aplicação do exame TOEFL iBT no campus
Acesso gratuito à plataforma Minato (aulas de japonês)
Intercâmbio intercultural virtual com a China e MOOCs - curso com certificação online (NYTech e Embaixada e Consulado EUA)
Acesso à plataforma E-library USA
Em 2024, foram realizadas quatro aplicações do exame TOEFL iBT (exame de proficiência em inglês) no campus, com disponibilidade para 15 participantes cada sessão, tendo sido disponibilizados dois horários por data de aplicação.
Ao todo, 12 candidatos inscritos efetuaram o teste, sendo a maioria deles do público externo, provenientes da cidade de São Paulo, Sorocaba e cidades vizinhas e do litoral do estado.
Aspire Institute
Fundado em 2017 por professores da Harvard Business School, a Aspire Institute é uma organização sem fins lucrativos criada com a iniciativa de desbloquear o potencial de jovens universitários em todo o mundo por meio de um programa de liderança.
Em mais de 180 países, o instituto já impactou mais de 100 mil pessoas!
Com o laço firmado entre as instituições, os alunos Facens agora têm acesso gratuito ao Aspire Leaders Program, 100% online, na capacitação de universitários de primeira geração1 em todo o mundo para se tornarem líderes e gerarem impacto social localmente.
Saiba mais sobre a parceria com o Aspire
Shandong University of Science and Technology (SDUST)
A SDUST conta atualmente com três campi, localizados em Qingdao, Tai’an e Jinan. Com mais de 120 parceiros internacionais em cerca de 23 países diferentes, a universidade recebe mais de 100 alunos internacionais por ano e passará a receber alunos brasileiros em breve, os da Facens.