O problema com os resíduos sólidos é uma preocupação em todos os setores, incluindo o educacional. Nossos desafios envolvem mudanças de postura institucional, atingindo paradigmas culturais, além da necessidade de inovação e comprometimento com a implementação dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reciclar, Reduzir e Reutilizar).
No Centro Universitário Facens, buscamos minimizar a geração de resíduos e implementar práticas de gestão sustentáveis, como a redução, a reutilização, a reciclagem e a compostagem. Procuramos, continuamente, aprimorar nossos processos, incentivando a conscientização e a participação da comunidade universitária na gestão sustentável de resíduos.
No Centro Universitário Facens, a gestão responsável de resíduos é um compromisso contínuo. A cada ano, avançamos no desenvolvimento de novas soluções e no aprimoramento do nosso Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (SGRS). Nosso objetivo é desviar a maior quantidade possível de resíduos sólidos dos aterros sanitários, incentivando os 5Rs no nosso campus.
» Coletores externos de resíduos, distribuídos pelo campus.
Na Facens, desviamos de aterros sanitários:
63,2% de todos os resíduos sólidos produzidos em 2024;
69,7% de todos os resíduos sólidos produzidos em 2023;
67,2% de todos os resíduos sólidos produzidos em 2022;
Em 2024, 7.061kg de resíduos sólidos foram reciclados, retornando às cadeias produtivas.
Em 2024, desviamos uma proporção menor de resíduos do aterro sanitário em comparação com o ano anterior. Essa redução é justificada por um processo essencial de reestruturação na nossa infraestrutura de gestão de resíduos, conduzido com o objetivo de alinhamento ao conceito Lixo Zero. Dois fatores principais explicam esse resultado:
Revisão dos fluxos de coleta: promovemos mudanças nos pontos de descarte e na padronização da coleta seletiva, o que gerou ajustes operacionais que impactaram temporariamente os índices de desvio;
Implantação de novas estratégias de monitoramento: a adoção de novos fluxos de processo e readequação dos já existentes, aliados com as atualizações da infraestrutura do campus, nos ajudaram a corrigir inconsistências e adequar novos fornecedores de gestão de resíduos.
Essa reestruturação está inserida em um movimento institucional estratégico para tornar o Centro Universitário Facens a primeira instituição de ensino superior do Brasil certificada Lixo Zero até o final de 2025. As ações realizadas em 2024 foram fundamentais para estabelecer bases sólidas de controle, rastreabilidade e engajamento, garantindo que os avanços a partir de 2025 ocorram de forma consistente e mensurável.
Apesar da redução temporária no percentual de desvio, reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e seguimos investindo em educação ambiental, inovação nos processos e parcerias estratégicas para ampliar o desvio de resíduos e fortalecer o papel do campus como referência nacional em gestão responsável de resíduos sólidos.
Conseguimos implementar em 2024:
Processos de monitoramento mais precisos e exatos;
Significativas melhorias na infraestrutura, com padronização do nosso sistema de coleta e segregação na fonte;
Construção da nossa central de resíduos sólidos.
» Coletor de eletrônicos, coletor de esponjas e lacres e coletor de bitucas.
» Estrutura da central de resíduos, em implementação
Confira como gerenciamos nossos resíduos:
Contamos com parceiros como a CORESO - Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba, GreenEletron, Gestão Verde e Poiato Recicla para a destinação correta de resíduos.
Desde 2022, adotamos ações para a redução do consumo de papel no Smart Campus® Facens. Priorizamos a utilização da plataforma virtual de aprendizagem para a realização de avaliações, entregas de tarefas e utilização de e-books nos cursos do Centro Universitário Facens.
Com isso, tivemos uma redução de 80% no consumo de papel nas atividades acadêmicas.
Em 2024, continuamos nossas ações para não geração de plástico no Smart Campus® Facens. Utilizamos sacolas de plástico biodegradável, substituímos copos e canudos de plástico por copos e canudos de papel.
Também distribuímos para os nossos alunos e colaboradores:
1.276 canecas;
146 squeezes;
1.130 sacolas de plástico 100% biodegradável.
» Equipe de jardinagem trabalhando na composteira do campus.
Conseguimos reaproveitar 763kg de resíduos alimentares
Em 2024, iniciamos a manutenção do nosso biodigestor. Apesar de constituir um ponto de melhoria no nosso sistema, o reaproveitamento de resíduos orgânicos foi significativamente impactado.
Conseguimos reaproveitar 63,6% dos nossos resíduos orgânicos no sistema de compostagem.
Estamos continuamente buscando novas soluções e temos como objetivo para 2025 retomar o reaproveitamento de 100% dos nossos resíduos orgânicos.
» Alunos do 3º semestre do curso de Engenharia Agronômica realizam correções e melhorias no biodigestor do Centro Universitário Facens, como parte do projeto do componente curricular UPX – Energias Renováveis.
Ao longo de 2024, realizamos 8 eventos e postamos 19 matérias no Blog Facens para sensibilizar nossa comunidade sobre temáticas relacionadas às ações de sustentabilidade.
Em conjunto com o departamento de Marketing, as equipes de Sustentabilidade e do Grupo de Trabalho de Sistema de Gestão de Resíduos se uniram para planejar e executar a campanha “Facens Rumo ao Lixo Zero” com objetivo de impactar colaboradores, professores, estudantes e todos aqueles que estiverem pontualmente no campus para a sensibilização do descarte correto dos resíduos. A campanha iniciou em setembro de 2024 e tem contemplado temas como:
A importância da separação de resíduos;
Pontos de coleta na Facens (destaque para novos coletores);
Visão geral da reciclagem no país;
Benefícios da reciclagem de resíduos;
Facens rumo ao lixo zero;
Caminho do lixo;
Combate ao desperdício de alimentos/descarte correto de orgânicos para compostagem;
Descarte de esponjas de cozinha e lacres de latinha.
Alguns exemplos de materiais e conteúdos da campanha “Facens Rumo ao Lixo Zero” que veiculamos: