Tendo a consciência dessa problemática ambiental, estamos continuamente monitorando nossas emissões e buscando soluções para minimizar nossa pegada de carbono, que é a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) que emitimos.
Escopo 1: combustão móvel para transportes em geral – frota operacional e circulação de veículos no campus em 2023 (colaboradores, alunos e visitantes) – foi de 162,75t equivalentes de CO2;
Escopo 2: emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia elétrica consumida em 2023 foi de 0t equivalentes de CO2.
Emissões calculadas conforme os fatores de emissões do UI GreenMetric World University Rankings.
Emissões de escopo 2 foram neutralizadas a partir da aquisição de energia consumida de fontes renováveis no mercado livre de energia, a partir de 2022.
Desde 2022, obtivemos um total de 979MWh de energia no mercado livre de energia, adquirindo 100% da energia consumida com origem em fontes renováveis. Com isso, acumulamos um total de 979 RECs em 2023.
O International REC Standard (I-REC) é um sistema global, com metodologia unificada, que certifica a origem da energia como sendo renovável. Os certificados REC representam que a quantidade de eletricidade adquirida e consumida foi gerada a partir de fontes renováveis (cada REC equivale a 1MWh de energia renovável consumida).
O Centro Universitário Facens tem como missão buscar constantemente o desenvolvimento de novas soluções para a geração de energia limpa. Nosso objetivo é fornecer aos estudantes uma visão abrangente das tendências globais de geração de energia, bem como experiência prática no combate às mudanças climáticas, inovação e empreendedorismo.
Ao longo dos anos, temos desenvolvido uma variedade de soluções inovadoras, abrangendo diversas fontes de energia renovável. Entre essas soluções, destacam-se os projetos envolvendo:
*As unidades experimentais que produzem biogás, energia eólica, hidrelétrica e biodiesel não são conectadas à rede elétrica do campus.
Esses projetos são conduzidos tanto no âmbito institucional, por meio de iniciativas lideradas pela Facens, quanto por nossos alunos, que têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo projetos reais que contribuem para a busca por uma matriz energética mais sustentável.
Na Facens, acreditamos que a educação e a pesquisa desempenham um papel fundamental na promoção da inovação e no avanço das tecnologias voltadas para a geração de energia limpa. Ao capacitar nossos alunos com habilidades técnicas e conhecimentos avançados, estamos preparando uma nova geração de profissionais para enfrentar os desafios ambientais e energéticos do futuro, ao mesmo tempo que impulsionamos o desenvolvimento socioeconômico sustentável de nossa comunidade e do mundo.
Na Facens, desviamos de aterros sanitários:
60,8% de todos os resíduos sólidos produzidos em 2021;
67,2% de todos os resíduos sólidos produzidos em 2022;
69,7% de todos os resíduos sólidos produzidos em 2023;
Em 2023, 6.390kg de resíduos sólidos foram reciclados.
Em 2023, com a nossa infraestrutura de compostagem, conseguimos manter 100% dos resíduos orgânicos produzidos na cantina e no restaurante longe dos aterros sanitários.
Em 2023 conseguimos reaproveitar 1.147kg de resíduos alimentares.
Os resíduos alimentares remanescentes são utilizados em nosso biodigestor, produzindo biofertilizante e biogás. Os resíduos vegetais crus são misturados aos resíduos de poda das árvores para produção de um composto que é utilizado na Facens.
O Centro Universitário Facens foi reconhecido no UI GreenMetric Ranking de 2023, alcançando uma importante conquista ao receber a nota máxima nos indicadores relacionados à eficiência no uso da água e controle da poluição aquática em nosso campus.