“A revolução da sustentabilidade será orgânica. Surgirá das visões, percepções, experimentos e ações de bilhões de pessoas. O ônus de fazer isso acontecer não está nos ombros de nenhuma pessoa ou grupo. Ninguém receberá o crédito, mas todos podem contribuir.”
- Donella Meadows
"A rapidez com que avançamos, nas últimas décadas, nas questões tecnológicas e científicas traz prós e contras. Não obstante, é nítido que o resultado do que estamos vivenciando atualmente é um descompasso entre a ganância e a responsabilidade perante si próprio, seus pares, as próximas gerações e todos os seres vivos desse planeta.
O grande defeito de muitos seres humanos é achar que não fazem parte da natureza, que estão acima de tudo e de todos e que o planeta está aqui para servi-los.
Thais Barros Beldi — Diretora de Estratégia e Inovação
É claro que todos procuramos pela felicidade e pelo melhor para nossas famílias, mas qual é o sentido desses desejos se o planeta onde vivemos não está saudável? Como ser feliz se tudo ao nosso redor está desmoronando, com tantas tragédias e desigualdades sociais?
Como pessoas, profissionais e cidadãos do mundo, a nossa busca, enquanto humanidade, é pelo equilíbrio e pela regeneração do planeta.
Todos temos o poder de sermos agentes de mudança e somente juntos conseguiremos mitigar as projeções dos desafios sistêmicos que enfrentamos.
É responsabilidade de qualquer instituição de ensino promover o desenvolvimento de seres humanos mais conscientes, atualizados, realistas e com senso crítico dos impactos das suas ações. E esse é o legado que a Facens pretende deixar.”
“Muitas vezes, a sociedade culpa o sistema e coloca a responsabilidade dos problemas ou das soluções nas mãos do outro. Mas por trás de toda tecnologia, de cada decisão corporativa e de qualquer empreendimento, sempre está o pensamento de alguém que se transformou em ação. Tudo começa no indivíduo.
Como disse Paul Polman, ex-CEO da Unilever: ‘A grande crise que enfrentamos hoje é uma crise de valores, ganância, poder e ego. Não haverá dinheiro ou tecnologia capazes de resolver os desafios atuais se não elevarmos o nível de consciência’.
Vitor Belota — Head de Sustentabilidade
Por isso, aqui na Facens, estamos comprometidos na missão de desenvolver alunos com pensamento crítico, competências socioemocionais, consciência elevada e conhecimento técnico para que de fato estejam preparados para encontrar soluções práticas para os grandes desafios que enfrentamos como humanidade.”
O Smart Campus® Facens, inaugurado em 2014, é um laboratório vivo de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (CHIS) que utiliza o campus para estudos e implementações aderentes aos conceitos de Smart Cities.
Atua de forma transversal junto aos pilares de sustentabilidade da Facens, buscando a implementação de projetos e processos no campus, a inovação e a relação de troca com a sociedade em geral.