O modelo educacional do Centro Universitário Facens coloca o estudante como protagonista no processo de aprendizagem, unindo teoria e prática a partir de desafios reais do mercado, da sociedade e do planeta.
O desenvolvimento é integral, englobando competências técnicas e comportamentais, o que estimula o autoconhecimento, a proatividade e o empreendedorismo.
A Usina de Projetos Experimentais (UPX) é um módulo que compõe a matriz curricular dos cursos de graduação do Centro Universitário Facens e promove o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, assim como a ampliação de consciência socioambiental e a atitude empreendedora. Nossos alunos desenvolvem soluções para um grande espectro de desafios, abrangendo problemas tanto locais como globais, o que possibilita o atendimento de demandas socioambientais e de mercado. Nesse sentido, as atividades da UPX sempre são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Guia de Projetos Sustentáveis do Centro Universitário Facens.
Assim, o objetivo e diferencial do nosso modelo educacional é desenvolver nos nossos alunos uma visão sistêmica, multidisciplinar e integrada com todo o ecossistema do Smart Campus® Facens. Cada semestre dos cursos de Engenharias e Tecnologias possui um macrotema abordado na UPX, sendo eles:
Ao longo de 2023, tivemos 18 cursos de pós-graduação no Centro Universitário Facens, totalizando 76 turmas, que usufruíram da nossa estrutura e de diversas oportunidades para seu desenvolvimento profissional e cidadão. Dentre eles, destacamos o MBA de Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes, que proporciona sólida formação em gestão e conhecimento sobre as tendências e inovações que podem ser aplicadas aos conglomerados e às cidades, para deixá-las mais inteligentes, humanas e sustentáveis. O MBA de Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes aborda uma visão holística sobre os principais cases nacionais e internacionais, bem como as melhores práticas em: energia, saúde e qualidade de vida, indústria, educação, mobilidade urbana, transportes, segurança e cibersegurança, tecnologia da informação e comunicação, inovação social, meio ambiente, arquitetura e urbanismo e novos modelos de negócios.
Conheça mais sobre os nossos cursos de pós-graduação.
O Programa de Extensão “Mundos Possíveis: onde olhares se cruzam”, desenvolvido pelo Enlace, envolve a atuação de alunos do Centro Universitário Facens em comunidades de Sorocaba e região, que estão articuladas a ONGs e coletivos comunitários. A metodologia contempla a realização de visitas, diagnósticos e o desenvolvimento de propostas transformadoras dos alunos e dos atores comunitários em formato longitudinal, isto é, todos os semestres, alunos de diferentes cursos e disciplinas desenvolvem propostas individuais e coletivas, dando continuidade ao processo do semestre anterior.
A experiência de promover mudanças, de intervir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e de aprender a aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação pode trazer satisfação e incentivo a essas práticas, despertando no profissional em formação a capacidade de olhar para o outro de maneira responsável e comprometida com as necessidades da população vulnerável. Ainda, ao vislumbrar os benefícios para as comunidades, é possível elencar inúmeros deles e de diversos formatos, como:
Cada grupo, de 8 a 10 alunos, é responsável por uma comunidade no semestre, junto a qual promovem propostas de transformação, como a reforma de casas, construção de brinquedos, ações de conscientização em saúde, e doações. Conheça as fases do projeto:
Foram promovidas ações individuais e coletivas que possibilitaram a descoberta de talentos “invisíveis” nas comunidades, dentre eles dançarinos, poetas, pintores, músicos, artesãos, empreendedores e construtores. Ao identificar e apoiar esses talentos, não apenas se oferece oportunidades para o desenvolvimento destes, mas também se promove a diversidade e se impulsiona a inovação e o crescimento econômico. Esses esforços, além de empoderarem as comunidades, também inspiram outros a perseguirem suas próprias aspirações, criando um ciclo virtuoso de realização. As intervenções contribuíram para o cuidado integral, acolhimento, fortalecimento de vínculos e conhecimento de direitos por meio de olhares que tornam “mundos possíveis”, promovendo a aproximação dos estudantes com as comunidades, com outras realidades e a criação de vínculos para além da sala de aula.
Os alunos atuaram em diversas comunidades, como: aldeia indígena, população em situação de rua, quilombolas, mulheres vítimas de violência e crianças.
Para saber mais sobre essa iniciativa, acesse: Mundos Possíveis.
Uma das principais ferramentas do Enlace é o Metrô Enlace, uma trilha de aprendizagem autoinstrucional. Por meio da narrativa de uma viagem de metrô, semestralmente os alunos são convidados a participar da trilha para desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que fica disponível em um sistema de gestão da aprendizagem. Eles seguem a rota de atividades, assim como se autoavaliam em alguns aspectos e podem fazer o acompanhamento longitudinal do seu processo de florescimento.
O Metrô Enlace está dividido em quatro rotas, que possuem três ou quatro estações cada, e apresentam conteúdo teórico com trechos interativos, sessão de curiosidades relacionadas ao tema, vídeo de referência, animação com os personagens do Metrô (criados para gerar identificação nos alunos), dica para florescer essas habilidades socioemocionais, e atividade reflexiva sobre os argumentos tratados. A proposta se inicia no 1º semestre com a Estação de Embarque, e segue rotas do 2º ao 8º semestre.
Ao final da Estação de Embarque, o aluno é convidado a responder a uma autoavaliação que engloba dois questionários: o Whoqol da OMS, que avalia a qualidade de vida nos domínios físico, psicológico, social e ambiental, e também o PIL-TEST, que avalia o Propósito de Vida. Esta avaliação é respondida novamente ao final de cada semestre e pode ser acompanhada em um painel pelo aluno dentro do sistema online.
Em 2023, foram impactados 41 professores e 2.546 alunos.
No Metrô Enlace, conhecemos três zonas da cidade do autoconhecimento: a zona do eu comigo; a zona do eu com o outro; e a zona do eu com o mundo. Nessa experiência, são desenvolvidas diversas competências, como, por exemplo, as da linha Consciência Sustentável. Nela, são trabalhadas as competências de conectividade e pertencimento; empatia e compaixão; integridade, autenticidade e comprometimento; e o pensamento crítico, todas necessárias para a construção de um mundo mais justo e sustentável.
Confira mais sobre o Metrô Enlace.
O Prêmio Educador Sustentável reconhece e valoriza práticas inovadoras de educadores que promovem a sustentabilidade na educação. Professores são premiados por integrar conceitos sustentáveis no currículo, envolver os alunos em projetos práticos e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento sustentável. O prêmio destaca iniciativas que vão além do ensino convencional, incentivando a transformação social e ambiental.
Em 2023, tivemos submissão de 16 iniciativas na categoria Educador Sustentável – que reconhece e celebra práticas de ensino e aprendizagem dentro de sala de aula; e 10 iniciativas na categoria Menção Honrosa – que reconhece e celebra a orientação de projetos e pesquisas que fomentam a sustentabilidade.
Prêmio Educador Sustentável: contempla iniciativas que impactem os alunos em temas relacionados aos 17 ODS e à sustentabilidade em geral, podendo ser aulas, dinâmicas, cases e projetos já aplicados em sala de aula.
Menção Honrosa: categoria em que concorrem trabalhos acadêmicos nos quais o professor inscrito esteja diretamente envolvido como orientador, não havendo, no entanto, necessidade de estar concluído.
Se inspire com as práticas compartilhadas pelos nossos professores. Baixe o e-book: Prêmio Educador Sustentável
Em 2023, os grandes eventos da Facens foram divididos em três momentos durante o ano, com foco no aprendizado contínuo, inovação, diversidade e integração. Denominados Plugin: Carreiras e Mercado; Plugin: Projetos e Competições; e UP! Facens, esses eventos contaram, ao todo, com a participação de mais de 3.748 alunos.
No Plugin: Carreiras e Mercado, realizado no 1º semestre de 2023, os alunos tiveram a oportunidade de participar de talks, workshops e feira de carreiras. Contamos com 15 empresas parceiras e mais de 56 talks e workshops para impulsionar o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais nos nossos estudantes.
O Plugin: Projetos e Competições ocorreu no 2º semestre de 2023 e nele nossos alunos colocaram em prática suas habilidades técnicas e socioemocionais, participando de competições e apresentando projetos desenvolvidos ao longo do semestre. Em 2023, tivemos a apresentação de mais de 400 projetos dos estudantes e 16 competições, com a participação de mais de 3.500 alunos.
Criada há sete anos, a Semana do Calouro vem proporcionando aos novos alunos dos cursos de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Tecnólogos e Área da Saúde, um importante momento de integração com toda a comunidade da Facens. Em 2023, a "Semana do Calouro" passou a ser conhecida como "UP! Facens".
O evento ocorreu entre os dias 23 e 24 de fevereiro de 2023, contando com a participação de mais de 248 alunos. Nas diversas atividades do UP! Facens, foram trabalhados os pilares: Inovação, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Internacionalização. Além disso, reafirmamos nosso compromisso institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse processo ainda foi complementado pela imersão digital no “Mundo Facens”, um jogo criado pelo Laboratório de Inovação de Games e Apps (LIGA), especialmente para o UP! Facens.
Também contamos com importantes ações solidárias durante o UP! Facens. Nossos alunos veteranos, em conjunto com os alunos da Atlética, com o Laboratório de Inovação Social (LIS) e com a Escola da Saúde do Centro Universitário Facens, organizaram e apoiaram a doação de caixinhas de água de coco para o setor de quimioterapia da Santa Casa de Sorocaba e a doação de brinquedos para creches com crianças de 3 a 10 anos da região de Sorocaba.
Ações solidárias do UP! Facens:
Confira mais sobre o UP! Facens acessando: Recepção de Calouros e Veteranos 2023 na Facens!
O Comitê de Sustentabilidade Estudantil é uma organização criada em 2021. É formada por alunos do Centro Universitário Facens e tem como finalidade desenvolver projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É um espaço de aprendizagem e protagonismo para seus integrantes.
O desenvolvimento de projetos e atividades específicas contam com a orientação de membros do Comitê de Sustentabilidade do Centro Universitário Facens e visam a incentivar os alunos a conhecerem mais sobre as ações sustentáveis e praticá-las no dia a dia.
A biblioteca da Facens apresenta instalações modernas e confortáveis, proporcionando aos seus usuários um ambiente propício para estudos, pesquisas e criação. No espaço do acervo, também está disponível uma variedade de recursos de acessibilidade, incluindo plataformas, teclados táteis, scanners de voz, leitores de tela, impressoras braille, pisos táteis, tablets e balcões de atendimento projetados para acomodar cadeirantes ou pessoas de estatura reduzida.
Além de seu ambiente agradável e acolhedor, a biblioteca realiza, ao longo do ano, diversas ações que proporcionam encontros com a arte e com a sustentabilidade. Essas ações não só oferecem uma experiência enriquecedora, mas também incentivam o desenvolvimento da empatia e de atitudes sustentáveis, além da reflexão sobre os temas apresentados, estimulando uma nova perspectiva por meio da criatividade e do incentivo a iniciativas que fazem diferença na sociedade.
Algumas das ações realizadas são:
Troca de livro: visando à socialização e à economia, estimula-se que um livro já lido seja um novo livro para outra pessoa;
Decoração e sustentabilidade: em determinadas datas festivas, são instaladas na Biblioteca diferentes decorações feitas de resíduos recicláveis descartados no campus Facens, atraindo assim mais e novos usuários para aproveitarem o espaço.
Criado em 2015, a missão do Departamento de Relações Internacionais (DRI) é criar oportunidades para a promoção de conhecimento e liderança em contexto global, visando, entre outros fatores, o fomento de uma perspectiva global das problemáticas humanas em prol de valores e atividades voltadas a uma cidadania mundial, responsável, humanista e solidária.
A internacionalização do ensino superior é institucionalizada na Facens, com a instauração, em 2019, de uma política voltada ao tema.
Buscando fornecer meios para que nossos alunos possam explorar todas as oportunidades de internacionalização, temos o Instituto de Línguas que, em parceria com o CCBEU (Centro Cultural Brasil Estados Unidos) e com o Instituto Confúcio para Negócios, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), oferta cursos nos seguintes idiomas (em modalidade presencial e online): inglês, espanhol, alemão, japonês, italiano, mandarim, e português para estrangeiros. Além disso, somos um centro oficial aplicador do exame TOEFL iBT.
Em 2023, tivemos:
28 alunos aprovados para programas de mobilidade;
16 alunos no programa Global Study;
7 alunos no programa de Dupla Titulação;
2 COILS realizados;
68 bolsas.
Aplicação do exame TOEFL iBT no campus
Foram realizadas três aplicações do exame de proficiência em inglês no campus em 2023, no laboratório do prédio A, sendo disponibilizados 15 assentos.
Ao todo, 24 candidatos inscritos efetuaram o teste no campus, a maioria deles sendo público externo, provenientes da capital São Paulo, do litoral, de Sorocaba e das cidades próximas a Sorocaba.
O Facens pelo mundo consiste de uma série de episódios que visam a documentar as experiências de alunos envolvidos em oportunidades internacionais oferecidas pela Facens. Entre as atividades destacadas, estão programas de estudo e estágio no exterior, intercâmbios virtuais e projetos de pesquisa internacional.
Para conhecer essas histórias, acesse os vídeos:
Esse é o panorama geral, atualizado em 2023, sobre o nível de internacionalização na Facens. Os programas de mobilidade e atividades no campus foram suspensos de 2020 a 2021 devido à pandemia causada pelo covid-19.
363 Alunos enviados para estudo e estágio remunerado no exterior
(desde 2017)
40 Parcerias internacionais, entre IES’s, redes temáticas, centros de pesquisa e certificações do Instituto de Línguas
(ativas desde 2023)
164 Alunos, estagiários, professores e pesquisadores visitantes no campus
(desde 2015)
16 Publicações acadêmicas internacionais
(desde 2020)
25 Conquistas em competições internacionais
(desde 2017)
7 Salas-laboratório de multinacionais no campus
(em 2023)
15.846 Atividades de vivências internacionais no campus
(desde 2018)
7 Colaboradores internacionais atuando no campus
(em 2023)