Relatório de sustentabilidade 2023 / Extensão para Sustentabilidade

Extensão para Sustentabilidade

Na Facens, extensão universitária e sustentabilidade são conceitos indissociáveis, que visam a aproximar a comunidade acadêmica dos desafios sociais e ambientais da sociedade. Assim, com seus programas de extensão, o Centro Universitário Facens contribui para a promoção da sustentabilidade, compartilhando seu conhecimento e recursos para resolver questões relevantes em áreas como meio ambiente, desenvolvimento econômico, saúde, entre outras. Nossos alunos e professores têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em projetos práticos, contribuindo tanto para o desenvolvimento de futuros profissionais comprometidos com a sustentabilidade, como para o desenvolvimento sustentável de nossa comunidade.

EcoGinc 2023

A EcoGinc é uma iniciativa envolvente e inspiradora, projetada para estudantes do Ensino Médio da rede pública. Em 2023, ao longo de três dias, os discentes da Facens tiveram a oportunidade de fazer parte de um time colaborativo, trabalhando em conjunto com alunos da Escola Estadual Reverendo Ovidio Antonio de Souza.

Na quinta edição da EcoGinc, tivemos 27 voluntários da Facens, impactando aproximadamente 140 jovens e 10 professores da escola.

Seu principal objetivo é promover a inspiração e incentivar os participantes a se tornarem agentes de transformação em questões cruciais, como sustentabilidade, cidadania, empreendedorismo e resolução de conflitos.

A gincana é estruturada em três etapas distintas: Integração, Mão na Massa e Celebração.

Ao participar da EcoGinc, os estudantes não apenas aprimoram suas habilidades sociais e trabalho em equipe, mas também têm a oportunidade de fazer a diferença em sua comunidade. O evento visa a criar um movimento de jovens engajados, que acreditam no poder de suas ações para construir um mundo melhor.

#LISpeloMUNdo

O #LISpeloMUNdo é uma versão do MUN (Model United Nations). Trata-se de uma das atividades promovidas pelo LIS. A edição de 2023 teve como tema “Crise climática e refugiados ambientais”, inspirado nos acontecimentos e nos assuntos em alta pela ONU entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023.

Em parceria com os departamentos DRI, Carreiras e Enlace, o MUN pôde proporcionar uma visão sistêmica desses temas. O DRI mostrou a importância da internacionalização e de ser proativo nas atividades realizadas pela universidade; o Carreiras, por sua vez, reforçou esse ponto e enfatizou o quanto participar da simulação pode agregar no currículo; o Enlace, por fim, elaborou uma planilha individual sobre os sentimentos dos participantes durante o evento e ofereceu a eles apoio emocional.

Ecological Belonging

A Facens é a única universidade da América Latina a participar da pesquisa “Ecological Belonging”, desenvolvida pela universidade estadunidense Georgetown University, uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo, e pelo The Wellbeing Project, uma rede com mais de 400 organizações que visa a fomentar a cultura do bem-estar para todos os agentes de mudanças, de diferentes setores. O objetivo é discutir e criar o campo do pertencimento ecológico como atividade e temática que deve ser abordada no currículo dos cursos, com o auxílio de alunos voluntários e troca de experiências e conhecimentos junto a outras universidades. Em 2023, tivemos 12 alunos participantes, interagindo, trocando experiências e discutindo esse importante tema com outros alunos e agentes de transformação dos nossos parceiros internacionais: University of Ljubljana, University of Hawai’i at Mānoa, Community Arts Network, MIT Media Lab, ALV, Armonia, Omidyar Network e Lululemon.

Florestas Inteligentes

A edição de 2023 do projeto Florestas Inteligentes aconteceu graças à união de quatro instituições de ensino – Facens, Newton Paiva, CESUPA e UNDB –, com o objetivo de desenvolver soluções inteligentes e de alto impacto para melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade de comunidades que vivem nas nossas florestas, por meio de desafios lançados a 15 equipes formadas por alunos das quatro instituições.

Em 2023, o projeto contou com a realização, pela primeira vez, de etapas de implementação em dois biomas. O primeiro, a Mata Atlântica, em Tapiraí (SP), em conjunto com a associação de trabalhadores rurais local, e o segundo, no bioma amazônico, na Ilha de Cotijuba, em Belém (PA), no Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB). O desafio proposto aos alunos foi a promoção de soluções que tivessem impacto bioeconômico nas comunidades.

As 15 equipes formadas apresentaram suas ideias durante um Hackathon que ocorreu no mês de maio de 2023. As três equipes que obtiveram melhores resultados foram para a etapa final e receberam um capital semente no valor de R$8 mil para prototipagem de seus projetos.

Em julho, todos os alunos viajaram até Sorocaba para utilizar a estruturados laboratórios da Facens e testar a eficiência de seus protótipos, e foram até Tapiraí para implementação das soluções na Mata Atlântica. Em seguida, viajaram a Belém para implementarem e acompanharem seus projetos junto à comunidade da Ilha de Cotijuba.

Entre agosto e outubro de 2023, foram analisados a eficiência e o impacto das soluções. No dia 27 de outubro, as equipes apresentaram seus resultados e a equipe NATIVA10 foi a vencedora da edição, levando o prêmio de R$5 mil. A solução deles para a comunidade, em Tapiraí, consistiu na criação de um sistema de irrigação inteligente, com alimentação elétrica gerada por meio da energia solar, para facilitar o dia a dia do plantio na associação. Para a Ilha de Cotijuba, a solução desenvolvida consistia em uma ferramenta que facilitava a coleta de frutos de árvores altas, prática pouco realizada na comunidade por ser composta, primordialmente, de mulheres e crianças, em que a tarefa de colheita é normalmente delegada a homens.

O Florestas Inteligentes 2023 contou com os patrocinadores master: Alcoa, Reservas Votorantim, Prysmian Group e Toyota, que foram essenciais para o sucesso do projeto.

Saiba mais sobre o Florestas Inteligentes

Premiações em competições estudantis voltadas à sustentabilidade

Facens na 28a Competição Baja SAE Brasil

A equipe Baja Mud Racing Facens esteve na 28ª Competição Baja SAE Brasil, que aconteceu no primeiro final de semana de março de 2023 e contou com a participação de cerca de 67 equipes equipes de universidades de todo o Brasil. A equipe Facens conquistou colocações de destaque: 7ª em tração, 13ª em aceleração, 13ª em velocidade final e 13ª geral em provas dinâmicas.

Ex-aluno Facens conquista 2º lugar em desafio da Pepsico

O ex-aluno de Engenharia Química da Facens, Lucas Ribeiro Ayub de Campos, conquistou, em 2023, o 2° lugar no desafio Dare to Do More, promovido anualmente pela Pepsico. O evento constitui-se como uma vitrine para mentes criativas que desejam compartilhar soluções inovadoras para problemas globais.

Nessa edição, o Dare to Do More contou com a participação de mais de 34 mil inscritos de 17 países, em busca de impactar positivamente o mundo com suas ideias. Entre as numerosas propostas, que deveriam se pautar por ideias inovadoras e sustentáveis, o projeto de Lucas, intitulado “Pep washer and storage” (em tradução livre, Lavadora e armazenamento Pep) garantiu o pódio, representando o Brasil na final latino-americana que aconteceu no México.

Equipe B’Energy Racing Facens é campeã na 19ª Competição Fórmula SAE Brasil 2023

A equipe B’Energy Racing Facens destaca-se em inovação e liderança no cenário da Fórmula SAE Elétrica. Com o lançamento do seu Protótipo B23, fruto do empenho e dedicação de uma equipe altamente qualificada, eleva ainda mais essa reputação e contribui para o futuro da mobilidade com sua visão transformadora e sustentável.

Assim, o impacto da B’Energy Racing Facens se estende para além das pistas de corrida, já que a equipe tem como missão formar profissionais competentes, responsáveis e preparados para o mercado de trabalho. Com 75% dos seus integrantes já fazendo parte do quadro de colaboradores de importantes multinacionais, fica evidente que se constitui como uma escola de talentos.

Em 2023, os principais diferenciais do protótipo B23 foram: chassis mais leves (com o auxílio do patrocinador Flash no processo de manufatura); novo projeto de bateria (mais confiável e eficiente); e nova arquitetura de hardware (mais robusta).

Com isso, a B’Energy conquistou o título de campeã brasileira na Fórmula SAE 2023, na categoria carro elétrico.

Composta por 23 membros e com um histórico de vice-campeonatos, a B’Energy não só se consagrou na competição, conquistando primeiros lugares em múltiplas categorias, como também se firmou como um centro de formação de talentos na área de veículos elétricos.

Saiba mais sobre essas premiações.

Experiência pensada por ED+ Content Hub Facens | 2024