O eixo de Mobilidade e Segurança do Smart Campus® Facens tem como objetivo desenvolver estudos e aplicações para a dinâmica de mobilidade de um ambiente urbano, com ênfase em transportes limpos e eficientes, que incluem aspectos de acessibilidade. Os estudos com simulação e inovação em radares e dispositivos tecnológicos que auxiliam no monitoramento e na gestão da demanda dos transportes em tempo real também estão inclusos no escopo do eixo.
No aspecto de segurança, as aplicações são voltadas para garantir a segurança física e virtual dos usuários e do patrimônio público, por meio de redes inteligentes de monitoramento, que permitem prever situações de risco, como violência, crimes, delitos físicos ou cibernéticos.
Até 2021, destacamos os seguintes projetos desenvolvidos:
Controle de acesso com reconhecimento facial
Tecnologias que permitem o acesso por reconhecimento facial, com identificação do uso de máscara e medição de temperatura corporal do indivíduo. Elas também realizam a leitura de placas de veículos, a quantificação individualizada de veículos e motocicletas e buscas por características específicas (pessoas e veículos).
Sensores de estacionamento e contagem de veículos
Instalação de três unidades de sensores do modelo SigTraffic – que faz a detecção de veículos e sua contagem – e seis unidades de sensores do modelo SigPark – que faz a detecção de ocupação de vaga de estacionamento mediante hardware de superfície. Os dados são integrados ao Dashboard do Smart Lab, visando a realização de testes, o entendimento da tecnologia e a gestão funcional do uso de vagas para pessoas com deficiência (PcD).