Relatório de sustentabilidade 2021 / Smart Campus® / Eixo energia

Eixo de Energia

O  eixo  de  Energia  explora  o  potencial  do  espaço  do  campus  para  demonstrações,  em  escala  real  ou de prova de conceito (POC), da aplicabilidade de energias renováveis, eficiência energéticae Smart Grid.

Até 2021, destacamos os seguintes projetos desenvolvidos:

Gestão e monitoramento de energia elétrica

Monitoramento remoto de energia em pontos pré-selecionados dentro do Smart Campus® Facens com integração de dados em Dashboard, permitindo acompanhamento em tempo real de anormalidade e histórico de dados técnicos.

Ilustração: medidor de energia mostra através de gráficos o consumo geral.

Ponto de carregamento de veículos elétricos

O dispositivo Carregador de Veículos Elétricos Padrão Europeu TYPE  2 está disponível para uso público sem cobrança alguma ao usuário, sendo monitorado e controlado pelo Dashboard do Smart Campus® Facens.

Foto: estacionamento. No chão demarcado lê-se: veículos elétricos e um carro desenhado ligado a um fio com tomada.

Geração de energias renováveis

A potência de geração de energia fotovoltaica é de quase 52kWp, que resulta na produção de aproximadamente 13% da energia demandada pelo Centro Universitário Facens. O sistema está atualmente buscando uma ampliação de 70kWp, que permitirá uma produção aproximada de 40% da demanda de energia elétrica do campus.

Foto: vista do alto do topo das edificações do campus em meio a vasta vegetação.

Telegestão

Há 36 pontos de telemetria no campus, com parametrização remota de horários de funcionamento e diferentes níveis de programação, entre eles: liga/desliga e dimerização e gerenciamento em tempo real do consumo energético de cada ponto.

Foto: em dia claro com céu azul a torre de telemetria rodeada pelas árvores.

Second life de baterias

O processo de second life em mais de 500 células de íons de lítio do modelo 18650 (células cilíndricas) rendeu a montagem de 5 novas baterias, validadas nas plataformas de micromobilidade (patinetes elétricos) e também no projeto de AGV (Automated Guided Vehicle – Veículo Autoguiado).

Experiência pensada por ED+ Content Hub Facens | 2022