Relatório de sustentabilidade 2021 / Qualidade de ensino
ODS relacionado:

Qualidade de ensino

O modelo educacional do Centro Universitário Facens coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem: aqui tem mão na massa! Isso porque propõe o foco no desenvolvimento, unindo teoria e prática, a partir de desafios reais. O estudante se desenvolve a partir de competências técnicas e comportamentais, estimulando o empreendedorismo e habilidades socioemocionais, indispensáveis para a resolução de problemas complexos e sistêmicos.

“É ESSENCIAL QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONTRIBUAM PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS, EDUCANDO FUTUROS TOMADORES DE DECISÃO RESPONSÁVEIS E SENDO UM MODELO DE GESTÃO SUSTENTÁVEL NAS SUAS REGIÕES.” (Vitor Belota, Gerente de Impacto e Sustentabilidade do Grupo Splice).

Laboratórios e salas de aula

Para promover o ambiente adequado, o Centro Universitário Facens conta com salas de aula invertidas e ergonômicas, que buscam transcender o formato tradicional. Assim, cria-se um ambiente criativo, favorável à inovação e à experiência prática, com recursos tecnológicos que estão à disposição dos alunos e professores.

Laboratório de alimentos em tons de branco com mesas altas e banquetas altas ao redor, algumas azuis.

Laboratório de Alimentos.

ALÉM DAS SALAS DE AULA, CONTAMOS COM OUTROS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ONDE NOSSOS ALUNOS PODEM VERIFICAR, NA PRÁTICA, OS CONCEITOS TEÓRICOS E REALIZAR EXPERIMENTOS, TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

Sala de aulas invertida em tons claros com mesas retangulares e cadeiras ergonômicas ao redor.

Sala de aula invertida.

Laboratório de química com paredes brancas paredes decoradas com desenhos de formas moleculares roxas, vidros de Becker e balões volumétricos. As bancadas brancas com detalhes em preto e aço inox sobre o piso claro.

Laboratório de Química.

Laboratório de saúde com mesas claras e cadeiras giratórias estilo banqueta com encosto em verde cítrico. Sobre a bancada modelos de anatomia.

Laboratório de Saúde.

Laboratório de inovação e competições estudantis. Em tons claros e vermelho alaranjado. Bancadas e mesa de trabalho, sobre o piso claro, chassis de carro de corrida e nas paredes carenagens vermelhas penduradas e numeradas.

Laboratório de Inovação e Competições Estudantis.

Biblioteca

A Biblioteca do Centro Universitário Facens, desde a sua criação em 1979, tem como compromisso e principal missão participar ativamente como órgão de apoio às atividades de ensino e pesquisa. Dessa maneira, tem participação ativa no Comitê de Sustentabilidade, acompanhando a evolução de publicações acadêmicas nessa área.

Foto da Biblioteca em ambiente claro composto por mesas redondas rodeadas por cadeiras coloridas. As estantes enfileiradas são amarelas.

Biblioteca Facens.

A Biblioteca está instalada no prédio H e é estruturada e distribuída em dois pavimentos. Além de ser totalmente informatizada, ela possui uma estrutura física adequada às demandas institucionais, com instalações modernas e confortáveis que possibilitam aos seus usuários um ambiente adequado aos estudos, pesquisas e realização de trabalhos.

Na área do acervo, os usuários também contam com equipamentos de acessibilidade: plataforma, teclado tátil, scanner de voz, leitor de tela, impressora braille, piso tátil, tablet, balcão de atendimento adequado a cadeirante ou pessoa de baixa estatura.

ACESSIBILIDADE E SUSTENTABILIDADE PRESENTES NA BIBLIOTECA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FACENS

Foto da bibliotecária Eliane da Rocha junto às estantes amarelas. Pessoa com pele branca, cabelos ondulados loiros, blusa azul e óculos.



“Pensando em uma maneira de atrair público para a biblioteca e, especialmente, em tratar o tema sustentabilidade, passamos a decorar a biblioteca nas datas comemorativas somente com resíduos encontrados nos nossos contêineres de descartes. A iniciativa não só atraiu público, mas também motivou discussões sobre sustentabilidade.”                                                                                                   
 Eliane da Rocha, Bibliotecária

Educação para sustentabilidade

Guia para Projetos Sustentáveis

Produzido pelo Laboratório de Inovação Social (LIS), o Guia para Projetos Sustentáveis é um documento institucional que serve como ponto de partida para o desenvolvimento de qualquer projeto, além de despertar a consciência de que toda ideia pode e deve contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta.

ler

Cada tópico do manual apresenta conhecimentos e dicas que ativarão a percepção de sustentabilidade nos projetos e ferramentas que contribuem nessa aplicação, a curto ou a longo prazo.

Usina de Projetos Experimentais (UPX)

O nosso modelo educacional coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem, focando na união entre teoria e prática, a partir de desafios reais.

A Usina de Projetos Experimentais (UPX) é um módulo curricular que promove o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, a ampliação de consciência socioambiental e atitude empreendedora, a exposição a desafios reais e globais e a integração com o mercado, sempre alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Guia de Projetos Sustentáveis.

O objetivo desse módulo curricular e diferencial do nosso ensino é desenvolver no estudante uma visão sistêmica, multidisciplinar e a integração com todo o ecossistema do Smart Campus® Facens."

MBA de Cidades Inteligentes

O Centro Universitário Facens é um Smart Campus®, então, como referência nessa temática, em 2020, lançamos o MBA de Cidades Inteligentes, no formato EAD, para que pessoas de qualquer lugar do Brasil possam se aprofundar e se especializar no tema em questão.

Capacitação e formação de professores sustentáveis

Anualmente os nossos professores participam do Conexão Docente.

No segundo semestre de 2021, o tema foi a formação para os tempos de pandemia. O evento contou com diversas oficinas e palestras planejadas especialmente para os docentes e demais colaboradores, somando mais de 75 horas de conteúdo de formação acadêmica.

O Laboratório de Inovação Social (LIS) semestralmente contribui com oficinas no Conexão Docente, fomentando a Educação para um desenvolvimento sustentável. Durante o ano de 2021, foram aplicadas duas oficinas. A primeira teve como objetivo familiarizar os professores que ministram disciplinas de projetos com o uso do Guia para Projetos Sustentáveis. A segunda, em parceria com o Enlace (Laboratório de Colaboração Emocional) e com o Comitê de Sustentabilidade, ofereceu 3 dias do workshop Regenerar, no qual professores e colaboradores passaram pela conscientização de problemas sociais e ambientais críticos de nossa geração e pela reflexão de quais são os caminhos existentes para mitigar esse cenário.

ED+ Content Hub Facens

A EdTech que desenvolve experiências memoráveis para o ensino

Criada há três anos, a ED+ Content Hub combina as melhores tecnologias digitais aos processos de ensino e aprendizagem, com foco na experiência significativa das comunidades interna e externa da Facens.

Com um constante e intenso trabalho de pesquisa, aplicação e experimentações, a área é responsável pelo desenvolvimento de conteúdos e objetos de aprendizagem para o ensino on-line na instituição. Após cada ciclo de operação dos componentes curriculares, são realizadas novas pesquisas junto a estudantes e docentes, para que haja entendimento e aplicação de melhorias constantes à personalização do ensino.

A jornada e o sucesso do aluno nos ambientes virtuais de aprendizagem também são de responsabilidade desta EdTech. Por isso, é garantido o acesso às disciplinas, videoaulas e aos materiais didáticos personalizados, que são desenvolvidos por autores exclusivos, pautados em requisitos pedagógicos e em estudos de usabilidade, experiência, consumo de conteúdos digitais e das diferentes formas de ensinar e aprender por meio da tecnologia.

No segundo semestre de 2021, o tema foi a formação para os tempos de pandemia. O evento contou com diversas oficinas e palestras planejadas especialmente para os docentes e demais colaboradores, somando mais de 75 horas de conteúdo de formação acadêmica.

Internacionalização

DRI

Criado em 2015, o Departamento de Relações Internacionais (DRI) vem trabalhando na internacionalização da Facens, com responsabilidade social e desenvolvimento de programas, projetos e parcerias com instituições ao redor do mundo.

Instituto de Línguas da Facens

Buscando fornecer meios para que nossos alunos possam explorar todas as oportunidades de internacionalização:

  • Temos o Instituto de Línguas que, em parceria com o CCBEU e o Instituto Confúcio para Negócios da FAAP, oferta cursos no campus e on-line nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, alemão, japonês, italiano, mandarim e português para estrangeiros.
  • Somos um centro oficial aplicador do exame TOEFL iBT.

Os acordos de Dupla Titulação permitem que os estudantes do Centro Universitário Facens cursem um período no exterior em instituições parceiras e obtenham os diplomas da Facens, da Universitat de Lleida (Espanha) e do Politécnico da Guarda (Portugal) nas áreas das Engenharias.

Entre os programas que temos, destacamos:

  • Global Study: possibilita a graduação-sanduíche (plano de estudo com validação de créditos) tanto no envio de alunos ao exterior quanto no acolhimento de alunos estrangeiros no campus da Facens.
  • Professional Experience: estágio remunerado no exterior.
  • Facens Experience: estágio internacional remunerado no Centro Universitário Facens.

Experiência pensada por ED+ Content Hub Facens | 2022