Relatório de sustentabilidade 2021 / Energia e mudanças climáticas

Energia e mudanças climáticas

As mudanças climáticas e as suas consequências, hoje já vivenciadas por todos nós, representam o principal desafio da humanidade. Considerando a importância de preparar nossos alunos para esse desafio complexo e fundamental para o desenvolvimento sustentável, o Centro Universitário Facens adota uma série de atividades que envolvem desde a diminuição das emissões de gases de efeito estufa das atividades cotidianas do campus até o desenvolvimento de implementação de novas tecnologias para produção de energia limpa e renovável.

"O mundo está a caminho de reduzir cerca de 7,8% das emissões anuais de gases de efeito estufa em 2030, bem longe dos 55% necessários para conter o aquecimento global em 1,5ºC."

(Fonte: disponível em: https://tinyurl.com/487tfwr8. Acesso em: 29 jul. 2022.)

ODS relacionados:

SISTEMA DE
PRODUÇÃO FOTOVOLTAICO

Com a nossa infraestrutura para produção de energia limpa, entre 2016 e 2021, conseguimos uma economia total de carbono de 259t, o que equivale a:

6.648 árvores

1.040.397Km (rodados em um carro à gasolina)

biodigestor

36% dos resíduos orgânicos da facens geram biogás

ao serem desviados de aterros sanitários
(122kg em 2021)
Capacidade de produção de energia

7,2KWH/DIA

minigerador eólico experimental

(feito para provar conceito)

A ideia do uso do minigerador eólico experimental é mostrar aos alunos como funciona a geração de energia limpa e renovável. O objetivo também é observar o comportamento de um gerador eólico de pequeno porte e analisar sua tecnologia, visando projetos futuros de pesquisa e desenvolvimento.

usina de biodiesel

Esse projeto pretende conscientizar a população sobre a importância da reciclagem do óleo vegetal devido ao grande dano que ele pode causar ao meio ambiente.

Capacidade para converter
140 LITROS
de óleo de fritura usado por dia em biodiesel

Utilização de veículos elétricos

Temos, disponíveis no Smart Campus® Facens, 17 VEÍCULOS ELÉTRICOS

PONTO PARA CARREGAR
veículos elétricos

O carregador de veículos elétricos está disponível para uso público, sem cobrança alguma para o usuário, e seu uso está sendo monitorado e controlado pelo DashBoard do Smart Lab.

O dispositivo empregado é o Carregador de Veículos Elétricos Padrão Europeu TYPE 2, utilizado pela quase totalidade dos veículos elétricos à venda hoje no Brasil.

Incentivo a outras formas de mobilidade

A mobilidade urbana representa um grande desafio na gestão das cidades na atualidade. Esse tema é alvo de debates e críticas devido à opção pelo transporte motorizado individual, que os especialistas chamam de "paradigma do automóvel". Porém, apenas debates e críticas não são suficientes para alterar esse cenário, precisamos compreender nosso papel frente a esse desafio e propor soluções. Por esse motivo, temos em nosso campus a preocupação em melhorar cada vez mais nossa infraestrutura, para incentivar o uso de meios de transporte coletivos e a utilização das ciclovias da nossa cidade.

4 bicicletários, totalizando 28 vagas

GRÁFICO 1

Energia elétrica consumida no Smart Campus® Facens em 2021

GRÁFICO 2

Capacidade total e produção de energia com as Unidades Experimentais

PEGADA DE CARBONO

Escopo 1: combustão móvel para transportes em geral – frota operacional e circulação de veículos no campus em 2021 (colaboradores, alunos e visitantes): 125,18t equivalente de CO2.

Escopo 2: emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia elétrica consumida em 2021: 69,31t equivalente de CO2.

Nossa meta é, em 2022, zerar as emissões do escopo 2 ao comprar energia no Mercado Livre de Energia Elétrica de fontes 100% renováveis. Iremos comprovar a rastreabilidade por meio do International REC Standard (I-REC), sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia.  

Projeto Especial

Projeto do Smart Lab

Verificação da eficiência energética e elementos verdes em edificações da Facens

Nós estamos continuamente buscando implementar e disseminar novos conceitos e tecnologias que nos permitam ter cidades mais sustentáveis. A Facens adota em duas das suas principais instalações elementos de Green Building, para melhoria da sua eficiência energética e incorporação de elementos vivos aos elementos construtivos. Ao todo, 50% da área construída do campus possui algum elemento de Green Building incorporado em seu projeto.

Prédio C: planejamento dos andares para otimização do fluxo natural de ar.

Prédio L: planejamento dos layouts das salas e janelas para otimização do fluxo natural de ar.

Prédio C: orientação da edificação para otimização da iluminação natural.

Prédio L: planejamento dos andares para otimização do fluxo natural de ar.

Prédio C: jardim vertical com irrigação automática.

Rampa do prédio A: jardim vertical com irrigação automática.

Rampa do prédio L: jardim vertical com irrigação automática e canteiros.

Fundo do prédio L: Parede verde.

Experiência pensada por ED+ Content Hub Facens | 2022