Relatório de sustentabilidade 2022 / Políticas de bolsas e acesso facilitado à educação

ODS relacionados:

Políticas de bolsas e acesso facilitado à educação

No Centro Universitário Facens, acreditamos que o acesso à educação é uma das principais formas de se alcançar a equidade social, por isso, oferecemos diversos programas de bolsas, tanto parciais como integrais, para nossos alunos de graduação e pós-graduação.​ Além delas, há também bolsas integrais para colaboradores e dependentes e bolsas de mobilidade, disponibilizadas em ações do Departamento de Relações Internacionais (DRI) em conjunto com instituições estrangeiras parceiras do Centro Universitário Facens.

Cada bolsa oferecida tem o potencial de alterar o rumo de vida de toda uma família, por isso somos gratos e nos orgulhamos em ter tantas histórias inspiradoras ao longo desses últimos anos. Optamos por disponibilizar ainda alguns meios de flexibilização para que o nosso aluno possa concluir seu curso por meio de financiamentos estudantis como o FIES e o Fundacred. São oferecidos também, em negociações comerciais ou acertos financeiros, a facilidade de parcelamento no cartão de crédito e/ou boleto bancário. ​

Casos e depoimentos:

Em 2022, nossa aluna Lourranny Loiola, que foi bolsista integral durante toda sua formação, formou-se em Engenharia de Produção. Conheça esta história:​

"Quando prestei vestibular para Engenharia de Produção, sabia que teria dificuldades para pagar o curso. Foi então que descobri o programa de bolsas oferecido pela faculdade e decidi me candidatar.

Consegui uma bolsa de 50% para o primeiro ano. No segundo ano, apliquei novamente e fui contemplada com uma bolsa de 100%. Continuei estudando e prestando o ENEM, até que fui selecionada pelo Prouni no terceiro ano.

Durante minha graduação, tive a oportunidade de participar de diversos projetos e conhecer empresas incríveis, como a Companhia Brasileira de Alumínio, onde trabalho atualmente com Inovação e Transformação Digital. A segurança de que meus estudos estavam garantidos permitiu que eu me concentrasse em aproveitar ao máximo cada oportunidade e extrair o melhor do processo de aprendizagem.

A filantropia da Facens foi fundamental para que eu pudesse realizar meu sonho de cursar e me formar em Engenharia de Produção e construir um futuro promissor. Sou imensamente grata por essa oportunidade e espero que mais estudantes possam ter acesso a essa chance única de mudar suas vidas."

Lourranny Loiola
(Engenheira de Produção formada pelo Centro Universitário Facens)


“Entrei para trabalhar na Facens em 2016 e me apaixonei pelo local, então descobri a bolsa de estudos para funcionários e seus dependentes e me interessei muito.

Eu trabalhava na portaria, poucos na área de portaria, manutenção e limpeza se interessam por medo de não conseguir concluir.

Prestei o vestibular aos 38 anos e o apoio que sempre tive, desde o início, foi a força que precisava, eu era muito tímida, participei de vários eventos e projetos dentro da Facens.

Dentro da própria instituição consegui fazer meu estágio obrigatório e 07 meses depois fui transferida para o novo setor, hoje fazem quase 7 meses que sou Auxiliar de Processos, me formei Engenheira de Produção e comecei a cursar a pós-graduação em Sistemas de Gestão Integrada (Certificação em Auditor Líder), também por meio da bolsa funcionário da Facens.

Tenho mais dois filhos estudando engenharia pela bolsa, um começou como estagiário no setor da Huawei e hoje é Analista Jr. e se forma Engenheiro Civil ainda esse ano.  O outro estuda Engenharia de produção e se forma até o fim do ano.

Hoje, aos 44 anos, posso dizer que meu nome é Michele, Engenheira de Produção pós-graduanda em SGI e trabalho na área de Qualidade & Processos, tenho dois filhos futuros engenheiros, um deles já trabalhando efetivado, tudo começou com a oportunidade de bolsa que a Facens proporciona aos colaboradores e seus dependentes.

Não consigo descrever a gratidão e o orgulho que sinto ao falar da Facens, mas posso afirmar que a Facens mudou a vida da minha família.”

Michele Alessandra Borges Leite
(Engenheira de Produção e Auxiliar de Processos na área de Qualidade & Processos do Centro Universitário Facens)

"Prestei o vestibular para a Facens em 2018. Estava entusiasmado para iniciar o curso de Engenharia da Computação em uma das melhores universidades privadas do país. Contudo, apesar desse entusiasmo, a preocupação em relação às mensalidades era sempre uma sombra que me acompanhava. Para diminuir a mensalidade, fiz o financiamento por meio do Fundacred, que me permitiu pagar apenas a metade do valor enquanto eu cursava a faculdade, e pagaria o restante assim que me formasse.

Durante o primeiro semestre, eu trabalhava como menor aprendiz em uma determinada empresa. Esse trabalho, porém, era vinculado ao curso de Assistente Administrativo que fazia no Senai e, consequentemente, assim que eu me formasse no curso, também seria desligado da empresa e, logo, não teria mais condições de continuar pagando a mensalidade.

E foi quando algo milagroso aconteceu. Durante minha formatura no Senai, no final do primeiro semestre da faculdade, tive o grande prazer em conhecer a Thais e o seu Antonio Beldi. Duas pessoas que me foram apresentadas por intermédio de uma professora minha do Sesi Sorocaba, a Érica!

Papo vai, papo vem, comentei que foi ótimo o primeiro semestre da faculdade, mas que estava preocupado com os próximos, pois o dinheiro que eu havia guardado só me permitia cursar mais um único semestre.

Tal foi minha surpresa quando três dias depois a Secretaria da Facens havia me ligado para que eu comparecesse à faculdade. Não fazia a menor ideia do que se tratava. Chegando lá, anunciaram que eu havia ganhado uma bolsa da Facens. Meus olhos se encheram de lágrima. “Ao menos terei mais um semestre garantido”, pensei comigo. Já estava mais do que satisfeito com isso. Contudo, a surpresa não terminou por aí. Em seguida, anunciaram que a bolsa seria de 100% até o término de minha faculdade. E foi aí que perdi o controle de mim mesmo.

Se passaram um, dois, três semestres... E, hoje, depois de ter finalizado o décimo semestre e ter finalmente conquistado o almejado diploma, digo que só consegui essa vitória por meio dessa bolsa que foi me concedida. Definitivamente não estaria onde estou hoje se não fosse por isso. Só tenho a agradecer a Facens por essa oportunidade, e espero que tal oportunidade seja concedida para outros que, assim como eu, tenham o sonho de concluir um curso em uma das melhores universidades do país! "

Geazi Antunes da Cruz
(Engenheiro da Computação formado pelo Centro Universitário Facens)
aluno com deficiência visual

Experiência pensada por  ED+ Content Hub Facens | 2023