A extensão universitária e sustentabilidade são conceitos inter-relacionados, que visam aproximar a comunidade acadêmica dos desafios sociais e ambientais da sociedade. Assim, com seus programas de extensão, o Centro Universitário Facens contribui para a promoção da sustentabilidade, compartilhando seu conhecimento e recursos para resolver questões relevantes em áreas como meio ambiente, desenvolvimento econômico, saúde, entre outras. Nossos alunos e professores têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em projetos práticos, contribuindo tanto para o desenvolvimento de futuros profissionais comprometidos com a sustentabilidade, como para o desenvolvimento sustentável de nossa comunidade.
“Pouquíssimas pessoas na Terra chegam a dizer: ‘Estou fazendo, agora, a coisa mais importante que poderia estar fazendo'. Se você se juntar a essa luta, é isso que você vai dizer.”– Bill McKibben
Academia de Robótica
A academia de robótica é um projeto formado por alunos do Centro Universitário Facens, que leva o ensino de robótica a jovens em estado de vulnerabilidade de escolas públicas.
Essa atividade vai além da programação, também faz com que os alunos encontrem desafios e proponham soluções para eles, desenvolvendo o trabalho em equipe, o pensamento estratégico, o protagonismo, o diálogo, a tomada de decisão, a criatividade e muitas outras habilidades técnicas e comportamentais. Em 2022, foram atendidas 7 escolas públicas da rede Estadual e impactados 128 alunos com o curso de Robótica.
Smart Mall Facens
O Smart Mall Facens nasceu com o propósito de transformar a sociedade por meio da educação, levando conhecimento para toda a comunidade. Inaugurado em 2018, é o primeiro espaço do Brasil, dentro de um shopping center, destinado à troca de conhecimento, à educação tecnológica e ao coworking gratuito. É um espaço para aprender, estudar, trabalhar, interagir, descansar e participar de oficinas e atividades diversas. Possui também um mini Fab Lab equipado com cortadora a laser, cortadora de vinil e impressora 3D. Ele fica localizado no Shopping Pátio Cianê, em Sorocaba.
Horta Céu Azul
A partir de uma demanda da ONG Oficina Céu Azul, alunos de Engenharia Agronômica aplicaram seus conhecimentos técnicos na revitalização de um canteiro, para criação de uma horta e treinamentos para cuidados da mesma.
O projeto ocorreu no componente curricular de Olericultura e foi realizado com crianças em situação de vulnerabilidade, atendidas pela ONG. Dessa forma, os alunos tiveram a oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática e exercitar suas habilidades de empatia e solidariedade.
EcoGinc
A EcoGinc permitiu aos 26 alunos voluntários do Centro Universitário Facens uma verdadeira jornada de aprendizado sobre Sustentabilidade que contagiou mais de 135 alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual João Clímaco de Camargo Pires, em Sorocaba. O projeto promoveu nove encontros entre os voluntários e os alunos da escola, sendo que, durante esse período, tiveram uma gincana, que ofereceu não só um momento de descontração e de trabalho em equipe, mas também deixou um legado na escola, de forma que a instituição, os alunos e os voluntários saíram dessa experiência transformados.
Projeto Eco Team for a Better World
O Eco Team for a Better World é um projeto social que visa construir pontes para um futuro melhor na vida de crianças e adolescentes, trabalhando com sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo. É tutelado pelas entidades CCBEU (Centro Cultural Brasil e Estados Unidos), Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e patrocinado pelo Departamento dos Estados Unidos. Em 2022, a Facens foi uma parceira no projeto, ministrando palestras e mentorias pelos IP Facens, Lince Facens e Comitê de Sustentabilidade Facens.
Participaram do projeto 40 alunos do ensino médio, entre 14 e 18 anos, que tiveram capacitações envolvendo empreendedorismo social, aula de Inglês, cultura maker, sustentabilidade e tecnologia. Entre as atividades desenvolvidas com os alunos estava a produção de uma unidade piloto de caneca sustentável que poderia ser replicada em impressora 3D, além disso, eles realizaram estudos e experimentos abordando instalações de redutores de vazão de água, geração de energia elétrica por meio de bicicleta estática e reaproveitamento de lixo orgânico por meio de biodigestor.
A Facens, além de ministrar palestras e dar mentorias, também patrocinou parte do prêmio dos vencedores concedendo 2 bolsas de estudo integrais, uma na graduação e outra na pós-gradução.
ArrecadaBem
O ArrecadaBem foi uma atividade organizada pelo Comitê de Sustentabilidade Estudantil, em parceria com alunos de Psicologia, que contou com a colaboração dos alunos e funcionários da Facens. A atividade consistiu em uma competição para mobilizar ações de doação de brinquedos, roupas infantis e livros, que totalizaram 119 itens a serem direcionados para o Instituto Kayon em Ação.
Florestas Inteligentes
O Projeto Florestas Inteligentes nasceu da união de três instituições de ensino – FACENS, Newton Paiva e CESUPA –, com o objetivo de desenvolver soluções inteligentes e de alto impacto sustentável para comunidades florestais, por meio de desafios lançados a 12 equipes formadas por alunos das três instituições.
Em 2022, o local impactado foi a da Ilha do Combú, comunidade ribeirinha localizada nos arredores de Belém do Pará. O desafio proposto aos alunos foi levar acesso à água potável e à energia elétrica. As 12 equipes formadas apresentaram suas ideias durante um Hackathon que ocorreu no mês de maio. As três equipes que obtiveram melhores resultados foram para a etapa final e receberam um capital semente no valor de R$ 3 mil para prototipagem de seus projetos.
Em julho, todos os alunos viajaram até Sorocaba para utilizar toda a estrutura dos laboratórios da Facens e testar a eficiência de seus protótipos. Em seguida, todos viajaram a Belém para implementarem e acompanharem seus projetos junto à comunidade da Ilha do Combú.
Entre agosto e outubro de 2022, foram analisadas a eficiência e o impacto das soluções. No dia 27 de outubro, as equipes apresentaram seus resultados finais e a equipe PURIFICAR foi a vencedora da edição, levando o prêmio de R$ 5 mil. A solução deles, além de levar água potável, contou com um sistema autônomo de energia solar, que abastece tanto a luz ultravioleta utilizada para filtragem microbiológica, como também pode ser utilizado para ligar pequenos eletrodomésticos da casa.
O Florestas Inteligentes 2022 contou com os Patrocinadores Master: Alcoa, Reservas Votorantim e Prysmian Group, que foram essenciais para o sucesso do projeto.
Premiações em competições estudantis voltadas à Sustentabilidade
Strongertech Facens conquista top 5 de todas as categorias em congresso do IBRACON
A equipe Stronger Tech Facens, do LINCE (Laboratório e Inovação e Competições Estudantis) participou do 63º Congresso Brasileiro do Concreto, do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto).
Além das competições, este é um evento focado nos avanços, estudos e conquistas recentemente alcançados no campo da engenharia de materiais e de estruturas, com foco nos aspectos ambientais, redução de carbono e sustentabilidade.
Dentre as 19 equipes participantes, os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do Centro Universitário Facens foram destaque nas competições, conquistando dois pódios e ficando no top 5 de todas as categorias.
Baja Mud Racing Facens no 3º Desafio Flex
O 3º Desafio Flex Inovação de Tecnologia foi uma competição promovida pelo Instituto de Tecnologia da Flex e teve como objetivo aproximar a relação entre as Universidades e a Indústria.
Das diversas equipes que participaram da competição – formadas por alunos de graduação e pós-graduação de diferentes instituições –, apenas 12 foram finalistas. A equipe Baja Mud Racing Facens conquistou a 5ªcolocação com o Baja Agro.
A equipe transformou o Baja em um instrumento de trabalho no campo, mantendo as características de versatilidade, durabilidade, fácil manutenção e, principalmente, baixo custo. Esses atributos fazem do Baja Agro um produto inovador, abrindo uma nova vertente de mobilidade rural.
Equipe B’Energy vice campeã na 18º Competição Fórmula SAE BRASIL 2022
A equipe B’Energy Facens competiu, no segundo semestre de 2022, na 18ª Competição Fórmula SAE BRASIL-Total Energies, na modalidade de carros elétricos, que aconteceu em Piracicaba (SP). A equipe foi destaque nacional na modalidade de carros elétricos. A B'Energy conquistou o 1º lugar nas categorias referentes a Custo, Design e Enduro e o 2º em Eficiência. Esse desempenho rendeu o 2º lugar na classificação geral da competição.
A B’Energy Facens competiu com o novo protótipo elétrico, “B20”, que contou com a colaboração de 39 alunos de diferentes cursos do Centro Universitário Facens no projeto
Paralelamente ao evento, aconteceu o desafio SAEBRASIL– BALLARD Student H2 Challenge, que contou com a participação da equipe da Facens,B’Energy-H2. O time do Centro Universitário ficou em 4° lugar no desafio, ao montar um veículo elétrico movido à célula combustível a hidrogênio.
Competição Real Life Challenge – Egito
Os alunos do Centro Universitário Facens foram ao Egito para participar da competição Real Life Challeng. Entre 57 equipes de 7 países, conquistaram o top 5 na competição sobre gerenciamento digital de recursos naturais.