O modelo educacional do Centro Universitário Facens coloca o estudante como protagonista no processo de aprendizagem, unindo teoria e prática a partir de desafios reais do mercado, da sociedade e do planeta.
O desenvolvimento é integral, englobando competências técnicas e comportamentais, o que estimula o autoconhecimento, a proatividade e o empreendedorismo.
“Sem educação para a sustentabilidade, não poderemos construir uma sociedade mais justa e equitativa para todos.”
David Orr
A Usina de Projetos Experimentais (UPX) é um módulo que compõe a grade curricular de cursos de graduação e promove o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, assim como a ampliação de consciência socioambiental e atitude empreendedora, além da exposição a desafios reais e globais e a integração com o mercado, sempre alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Guia de Projetos Sustentáveis.
O objetivo desse módulo curricular, e diferencial do nosso ensino, é desenvolver no estudante uma visão sistêmica, multidisciplinar e a integração com todo o ecossistema do Smart Campus® Facens. Cada semestre dos cursos de Engenharias e Tecnologias possui um macrotema abordado na UPX, sendo eles:
Na Facens, tivemos 24 cursos de pós-graduação em 2022, onde todos os alunos puderam usufruir da estrutura e das oportunidades geradas pela Facens. Dentre eles, destacamos o MBA de Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes, que proporciona sólida formação em gestão e conhecimento sobre as tendências e inovações que podem ser aplicadas aos conglomerados e às cidades, para deixá-las mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Aborda uma visão holística sobre os principais cases nacionais e internacionais, bem como as melhores práticas em: energia, saúde e qualidade de vida, indústria, educação, mobilidade urbana, transportes, segurança e cybersegurança, tecnologia da informação e comunicação, inovação social, meio ambiente, arquitetura e urbanismo e novos modelos de negócios.
Conheça mais dos nossos cursos de pós-graduação
O projeto “Mundos Possíveis – Onde Olhares se Cruzam” foi organizado pelo Enlace junto aos alunos da disciplina de Psicologia Social e Comunitária, do 2º semestre do curso de Psicologia, e teve como objetivo levar conhecimento e acolhimento a diversas comunidades por meio de ações individuais e coletivas.
Geralmente, os indivíduos dessas comunidades não têm conhecimento a respeito de seus direitos e deveres se comparados a grupos privilegiados da sociedade. Eles acabam sendo excluídos e impossibilitados de acessar espaços de convívio social e postos de trabalho formais, resultando em um isolamento que os torna invisíveis. Sendo assim, os futuros psicólogos entraram em cena para prover acolhimento e visibilizar uma trajetória de possibilidades que podem ser construídas com os recursos que essas pessoas têm.
Os alunos interagiram com pessoas provenientes de diversas comunidades em estado de vulnerabilidade e, durante as ações, puderam aprender sobre outras visões de mundo, conhecer histórias de vida e, por meio de dinâmicas de trocas com empatia, puderam superar estigmas e se desvincilhar de preconceitos. Todo esse processo foi propício para a descoberta de potencialidades que podem colaborar na redução de vulnerabilidades.
No total, 86 estudantes participaram do projeto, formando grupos de pesquisa e vivência comunitária e, durante três meses, exerceram a psicologia social e comunitária, transformando-se com suas descobertas ao longo dessa vivência.
Foram envolvidas pessoas de aldeias indígenas, quilombolas; pessoas em situação de rua; mulheres vítimas de violência e crianças. Os estudantes promoveram ações individuais e coletivas que possibilitaram a descoberta de talentos nos territórios visitados tais como dançarinos, poetisas, pintores, músicos, artesãs, empreendedoras e construtoras, o que despertou nos alunos a certeza de que eles são agentes transformadores.
As intervenções contribuíram para o cuidado integral, o acolhimento, o fortalecimento de vínculos e o conhecimento de direitos, além da abordagem de doenças mentais, sempre com os olhares que tornam “mundos possíveis”.
A trilha de Bem Estar e Florescimento é um projeto do Enlace. Trata-se de uma estrutura autoinstrucional e mediada para guiar alunos e professores rumo ao seu autoconhecimento, através de uma viagem de metrô.
O Prêmio Educador Sustentável é uma iniciativa do Comitê de Sustentabilidade e do Laboratório de Inovação Social (LIS), do Centro Universitário Facens, que tem por principal objetivo dar reconhecimento aos docentes que estão envolvidos no processo de formar cidadãos responsáveis e preocupados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
É uma maneira de promover a Agenda 2030, bem como de incentivar a prática sustentável entre os docentes. Os professores inscritos passaram por uma etapa de votação popular e também de avaliação por especialistas. Dessa forma, os participantes concorreram em duas modalidades:
Prêmio Educador Sustentável: contempla iniciativas que impactem os alunos em temas relacionados aos 17 ODS, podendo ser aulas, dinâmicas, cases e projetos já aplicados em sala de aula.
Menção honrosa: categoria em que concorrem trabalhos acadêmicos nos quais o professor inscrito esteja diretamente envolvido como orientador, não havendo, no entanto, necessidade de estar concluído.
Além do reconhecimento na Reunião da Congregação, que reuniu o corpo docente do Centro Universitário Facens, os vencedores de cada categoria receberam como prêmio um merecido final de semana de descanso, em um hotel ecológico.
Em 2022, os grandes eventos da Facens foram divididos em 4 momentos durante o ano todo, com foco no aprendizado contínuo: Plugin Inovação; Plugin Competições; Plugin Carreiras; e 2 Plugins Projetos que contaram, ao todo, com mais de 7500 participações.
O Plugin tem por objetivo atualizar os estudantes, ex-alunos (alumni), profissionais e a comunidade em geral sobre as mais recentes inovações e tecnologias nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Tecnologia e Saúde.
Os eventos buscaram promover fóruns de debates sobre as principais tendências nesses setores, por meio de painéis, desafios, exposições, workshops, dinâmicas e muito mais, abordando a sustentabilidade em diversos momentos! Alguns dos painéis foram: Construções sustentáveis e inovação; Os desafios da inclusão e diversidade nas empresas de tecnologia; e Evolução e tendências no agronegócio brasileiro.
Tivemos também o Desafio “women techmakers” (mulheres criadoras de tecnologia) que buscava responder à questão: como podemos engajar e reter as mulheres nas áreas de engenharia?
Ao todo, foram mais de 15 competições nas quais os participantes tiveram a oportunidade de praticar e demostrar as suas competências técnicas e socioemocionais.
Criada há seis anos, a Semana do Calouro vem proporcionando, aos novos alunos dos cursos de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Tecnológicos e da área da Saúde, um importante momento de integração com toda a comunidade da Facens. Cerca de 600 alunos participaram de uma intensa dinâmica na qual puderam refletir sobre suas metas profissionais e pessoais. Em 2022, devido ao isolamento social no início do ano, as atividades foram realizadas de forma remota. Nas diversas atividades, foram trabalhados os pilares: Inovação, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Internacionalização. Além disso, foram abordados diversos conceitos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Metaverso. Esse processo ainda foi complementado por reflexões socioambientais abrangendo o "eu comigo, o "eu com o outro" e o "eu com o mundo".
O comitê de sustentabilidade estudantil é uma organização criada em 2021 e é formada por alunos do Centro Universitário Facens e tem como finalidade desenvolver projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). É um espaço de aprendizagem e protagonismo para seus integrantes.
O desenvolvimento de projetos e atividades específicas contam com a orientação de membros do Comitê de Sustentabilidade do Centro Universitário Facens e visam incentivar os alunos a conhecerem mais sobre as ações sustentáveis e praticá-las no dia a dia.
A biblioteca da Facens apresenta instalações modernas e confortáveis, proporcionando aos seus usuários um ambiente propício para estudos, pesquisas e criação. No espaço do acervo, também estão disponíveis uma variedade de recursos de acessibilidade, incluindo plataformas, teclados táteis, scanners de voz, leitores de tela, impressoras braille, pisos táteis, tablets e balcões de atendimento projetados para acomodar cadeirantes ou pessoas de estatura reduzida.
Além de seu ambiente agradável e acolhedor, a biblioteca realiza ao longo do ano diversas exposições que proporcionam encontros com a arte. Essas exposições não só oferecem uma experiência enriquecedora, mas também incentivam o desenvolvimento da empatia e a reflexão sobre os temas apresentados, estimulando uma nova perspectiva por meio do sensibilizar do olhar.
Criado em 2015, o Departamento de Relações Internacionais (DRI) trabalha na internacionalização da Facens, com responsabilidade social e desenvolvimento de programas, projetos e parcerias com instituições e redes ao redor do mundo:
Buscando fornecer meios para que nossos alunos possam explorar todas as oportunidades de internacionalização, temos o Instituto de Línguas que, em parceria com o CCBEU (Centro Cultural Brasil Estados Unidos) e com o Instituto Confúcio para Negócios, da FAAP, oferta cursos nos seguintes idiomas (em modalidade presencial e on-line): inglês, espanhol, alemão, japonês, italiano, mandarim e português para estrangeiros. Além disso, somos um centro oficial aplicador do exame TOEFL iBT.
Outra ação de internacionalização foi o curso de Inovação e Cidades Inteligentes que capacitou 10 professores peruanos da Universidade Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle (UNE EGyV), instituição parceira da Facens no Peru.
Em 2022, aconteceu a segunda edição do Encontro Científico Internacional da Facens. O evento foi totalmente gratuito e realizado 100% na modalidade virtual, tendo abordado informações gerais sobre a prática de pesquisa, a redação de artigos científicos, a busca de informações relevantes e confiáveis nas diferentes bases de dados existentes, bem como as orientações e boas práticas para uso das bases de dados e indexações nacionais e estrangeiras. Também foram apresentadas temáticas de pesquisas em andamento na Facens em áreas de destaque no cenário contemporâneo, tais como a tecnologia 5G; a Indústria 4.0; a inteligência artificial; as redes definidas por software; as nanocápsulas; entre outros.
O MBA Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes formou duas turmas no ano de 2022, totalizando sete turmas desde sua criação. Também em 2022, o curso proporcionou, pela segunda vez aos estudantes, o Módulo Internacional. Desta vez, 26 alunos tiveram a formação internacional na Faculdade de Lleida, além de participarem da Smart City Expo Barcelona 2022.