Monitoramento da velocidade e quantidade de veículos que circulam dentro do campus Facens. O funcionamento da tecnologia é realizado por meio de infravermelho doppler.
No ano de 2022, foi dado continuidade à implementação da setorização do consumo de água do campus Facens, por meio da instalação de medidores remotos (telegestão com IoT), possibilitando setorização de consumo de água; identificação de ambientes com maior consumo; identificação de possíveis problemas hidráulicos e vazamentos de água; e monitoramento em tempo real dos níveis e pressão dos reservatórios.
Monitoramento de variáveis ambientais (umidade e temperatura do solo em diferentes camadas, radiação solar, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica), via dispositivos de IoT, com geração de dados consolidados em DashBoard para avaliação da influência da cultura (de acelga e espinafre) durante seu ciclo de desenvolvimento na qualidade do solo de plantio.
Em 2022, foram ministradas 42 palestras/aulas magnas, para público nacional e internacional, referentes aos conceitos de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis.
Em2022, o Smart Lab recebeu a visita de mais de 25 escolas, para demonstrar na prática os conceitos de CHIS (Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis).
Prêmio de Transformação Digital do Brasil e Destaque Nacional 5G Smart Campus Facens.
Smart Campus® Facens ficou entre os Top 3 do Prêmio Smart City Expo Latam, disputando com a Cidade do México e a de Manizales, na Colômbia.
Cooperação Facens via Smart Campus® e CIP – Colegio de Ingenieros del Perú para ministrar cursos e imersões nos conceitos de Cidades Inteligentes.
O SmartLab foi convidado para compor o Grupo de Trabalho da cidade de Votorantim, no projeto de Aceleração de transformação digital dos municípios realizado pela Rede GOV.BR, com apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
SmartLab ministrou palestra na 13th International Smart City Expo, realizada em Dubai.
SmartLab ministrou palestra no Smart City Expo World Congress 2022, em Barcelona.
Itinerário de Cidades Inteligentes realizada para os alunos do Ensino Médio do Colégio SER/Sorocaba.
Lançamento do livro digital de Estudos de casos para o desenvolvimento de PDTCIs (Plano Diretor de Tecnologia para Cidades Inteligentes) das cidades de Iperó, Itapetininga, Monteiro Lobato, Porto Feliz, Pouso Alegre, Sorocaba, Ubatuba e Votorantim.
Baixe o livro digitalOficinas de Cidades Inteligentes realizada para os colégios MapleBear, de Jundiaí, e Uirapuru, de Sorocaba.