SUSTENTABILIDADE
Smart Campus
Estimulamos que nossos projetos, tanto da esfera acadêmica como corporativa, sempre se fundamentem nos objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU e nos pilares de sustentabilidade da Facens. Aqui você poderá conhecer alguns dos principais projetos de sustentabilidade do Smart Campus FACENS.
Geração de Energia Renovável
O Campus da Facens possui uma potência de geração de energia fotovoltaica de quase 52 kWp, o que resulta na produção de aproximadamente 15% da energia demandada pelo Centro Universitário. Essa potência é obtida por um Sistema Grid-Tie (Fixo), um Sistema Off-Grid e um Sistema Grid-Tie (Tracker), contando com placas de monocristalino, policristalino e filme fino, ou seja, diferentes tecnologias de sistemas fotovoltaicos. O sistema está atualmente em ampliação via aprovação da instituição no Programa de Eficiência Energética (PEE) da Concessionária local CPFL Piratininga. A ampliação do sistema de geração de energia solar fotovoltaica em mais 70 kWp permitirá uma produção aproximada de 40% da demanda de energia elétrico no Centro Universitário.
O sistema fotovoltaico possui monitoramento em tempo real de geração com apontamento dos dados no DashBoard do Smart Campus Facens. Desta forma, é possível acompanhar e solucionar anormalidades de funcionamento, assim como disponibilizar e utilizar os dados históricos para trabalhos acadêmicos.
Monitoramento Emissões de CO2
Na FACENS realizamos o cálculo de emissões de CO² oriundos do campus Facens, com a somatória do valor sendo apresentada no Dashboard do Smart Campus Facens. O projeto se baseou no modelo de cálculo de pegada de carbono do Ranking de Sustentabilidade em Universidades UI Green Metric.
As tecnologias disponíveis na Facens para contabilização de veículos que circulam no Campus favoreceram o estabelecimento de um processo automático, assim como como o sistema utilizado no monitoramento do consumo de energia elétrica da Facens (proveniente de hidroelétrica).
Integração de Sistemas em DashBoard
O DashBoard do SmartLab é onde realizamos o gerenciamento e armazenamento de dados oriundos de projetos implementados na FACENS. O grande desafio do SmartLab é o de fazer a integração dos dados disponibilizados por sensores, softwares e dispositivos de IoT oriundos de diversos setores (internos e externos) em um único DashBoard.
Para que esse desenvolvimento seja possível, o SmartLab possui uma equipe interna especializada na integração das diferentes linguagens de comunicação dos dispositivos, dentre as quais destacam-se o LoRa, Bluetooth, ZigBee, Wireless, 5G entre outros, os quais são constantemente incrementados ao mercado.
Telegestão
De forma a promover a eficiência energética e melhorar a Iluminação do campus foram realizadas parcerias com cinco fabricantes de soluções de Telemetria nacionais e internacionais. As implementações e estudos somam 36 pontos de telemetria no campus. Ao todo foram testadas 5 soluções tecnológicas (UPGRID, ARQUILED, JUGANU, SMARTGREEN e Shuncom).
As tecnologias implementadas possuem funcionalidades como parametrização de horários de funcionamento remotamente, com diferentes níveis de programação, entre eles: liga/desliga e dimerização e gerenciamento em tempo real do consumo energético de cada ponto.
As instalações destas tecnologias permitiram o conhecimento experiencial de soluções do mercado, inclusive para maior segurança da visualização de tais aplicações aos parceiros e gestores públicos das cidades próximas ao campus.
Gestão e Monitoramento Energia Elétrica
Por meio do projeto de Diagnóstico de Energia Elétrica do campus, o qual identificou os vetores primários e secundários de consumo de energia do campus, bem como, registro de consumo setorial de prédios, foi realizada a parceria com a empresa Gestal e o campus passou a ter o monitoramento em tempo real das grandezas elétricas de sua cabine primária, permitindo identificar anormalidades, bem como o consumo de energia geral do campus.
O projeto fez desde a seleção, especificação e instalação dos medidores em pontos internos do campus Facens permitindo uma visão mais estratificada do comportamento elétrico em alguns ambientes do campus.
Atualmente o projeto está em expansão, com instalação de outras unidades de medidores em pontos estratégicos do campus para controle e monitoramento de consumo.