Florestas Inteligentes
O Projeto Florestas Inteligentes reúne 3 instituições de Ensino, FACENS, Newton Paiva e CESUPA, com o objetivo de desenvolver soluções inteligentes de alto impacto sustentável para comunidades ribeirinhas da Amazônia.
O projeto é composto por diversas etapas entre os meses de março à outubro, onde os alunos são divididos em equipes de 4 a 6 participantes, compostas obrigatoriamente por alunos das 3 instituições, que idealizam projetos que resolvam desafios de comunidades ribeirinhas que foram pré-selecionadas pela equipe organizadora.
Em 2022 a temática posta pelas comunidades foi “Água Potável”. As 12 equipes apresentam suas ideias durante um Hackathon que ocorreu no mês de Maio. As três equipes que obtiveram melhores resultados no Hackathon foram para a final e receberam um capital semente no valor de R$ 3 mil. Com esse valor elas vão prototipar suas soluções, onde todos alunos viajam até Sorocaba para utilizar os mais de 40 laboratórios da Facens para testar a eficiência das suas soluções. Após isso todos viajam até Belém, para implementarem e acompanharem seus projetos juntos a comunidades ribeirinhas. No dia 04/10, serão apresentados os resultados finais da implantação e a equipe vencedora receberá um prêmio de R$ 5 mil.
O Florestas Inteligentes conta com o apoio da Alcoa, da Reservas Votorantim e da Prysmian Group.